SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 25/09/2006
Autor: José Antonio Ramalho*
Fonte: José Antonio Ramalho

O sistema de franquias no Brasil

O sistema de franquia no Brasil está bem consolidado. Veja os dados:

Ø No ano de 2005, gerou mais de 500 mil empregos, movimentou cerca de R$ 35 bilhões, registrando um crescimento de 13% em relação a 2004;

Ø Nos últimos 5 anos, 80% dos negócios que foram abertos de forma independente fecharam. Em se tratando de franquias, esse número cai para 15%, devido em grande parte, ao suporte e ao apoio de uma marca conhecida e experiente no mercado;

Ø A Associação Brasileira de Franchising ¿ ABF firmou com o Banco do Brasil um convênio de cooperação técnica, visando atender as necessidades de futuros franqueados em condições especiais;

Ø Do mesmo modo, a ABF firmou convênio com a Caixa Econômica Federal - CEF onde são oferecidos produtos como capital de giro, antecipação de receitas, financiamento para investimentos, empréstimo consignado, folhas de pagamento, cobrança bancária, entre outros;

Ø O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ¿ BNDES criou o Cartão de Crédito para Franquias (Limite de até R$ 100 mil).

A grande vantagem das franquias está no padrão e na gestão completa, desde o produto ao atendimento.Para quem tem vontade de ter o próprio negócio e dispõe de um bom capital, abrir uma franquia, pode ser uma boa opção, com a ressalva de que o negócio, como qualquer outro, apresenta riscos e exige dedicação e competência.

É preciso estar atento a todos os detalhes e saber se você está preparado para enfrentar o desafio de ter o próprio negócio. Veja a seguir as dicas como escolher uma franquia:

Antes de qualquer decisão

Antes de qualquer investigação a respeito de marcas e sistemas de franquias, busque as informações disponíveis no mercado sobre Franchising: o conceito, a Lei no 8.955/94 que regulamenta o setor, os requisitos para ser um franqueado, a nomenclatura básica do sistema, as taxas padrão adotadas, e todas as demais informações necessárias para o pleno entendimento dessa modalidade de gestão de pessoas e negócios.


Faça uma auto-avaliação

A pessoa interessada deve fazer uma auto-reflexão, buscando dentro de si as características básicas necessárias para exercer a função de franqueado de uma rede. É importante estar atento ao fato de que o franqueado não é um empregado e, muito menos, sócio da empresa franqueadora. Ele tem que ser uma pessoa pró-ativa, empreendedora, confiante e motivadora, mas, ao mesmo tempo, se conformar com regras e padrões formatados pela franqueadora.


Pesquisa da melhor franquia

É fundamental escolher uma franquia que se encaixa no seu perfil.

Quais os segmentos que mais me identifico?

v Acessórios Pessoais e Calçados?
v Alimentação?
v Beleza, Saúde e Produtos Naturais?
v Comunicação,
v Informática e Eletrônicos?
v Construção,
v Material e Serviço?
v Cosméticos e Perfumaria?
v Educação e Treinamento?
v Entretenimento?
v Escolas de Idiomas?
v Fotografia,
v Gráficas e Sinalização?
v Hotelaria e Turismo?
v Limpeza e Conservação?
v Livraria e Papelaria?
v Móveis, Decoração e Presentes?
v Negócios, Serviços e Conveniência?
v Serviços Automotivos?
v Vestuário?).
v Quais as minhas aptidões e virtudes inatas?
v Gosto mais de lidar com prestação de serviços ou comércio de produtos?
v Gosto de lidar com o público em geral?
v O que gosto e tenho prazer de fazer?
v Em que atividade demonstro mais competência?


Informação do Franqueador

Entre em contato com os franqueadores pelos quais estiver interessado, lembre-se, você vai avaliar o franqueador e ele avaliará você. Se um franqueador atende mal os candidatos, é bem provável que esse seja o padrão de atendimento que lhe será oferecido.

Avaliação dos Dados

Avalie o material enviado pelo franqueador e não se precipite em escolher a franquia já nesse momento. Investigue a fundo. Procure conhecer ao máximo que puder sobre a estrutura organizacional do franqueador, sobre o programa de treinamento, leia os manuais, conheça a unidade piloto.

Conheça os Franqueados

Solicite a todos os franqueadores que contatar a Circular de Oferta de Franquia ¿ COF, uma espécie de ¿caderno técnico¿ que deve conter as informações sobre a empresa franqueadora e ser entregue a todos os candidatos a franqueados, conforme estabelecido pela Lei Federal no 8.955/94, a chamada Lei de Franquias. Na COF, estão relacionados todos os atuais e ex- franqueados. Cheque com os franqueados se tudo que está escrito ali é verdadeiro. Procure os ex-franqueados que abandonaram a rede ou foram excluídos dela.

A COF é o documento mais importante para sua decisão. A COF, de acordo com o Artigo 4O da Lei no 8.955/94, deve ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este. Veja o Parágrafo Único do Artigo 4o da Lei no 8.955/94: ¿Na hipótese do não cumprimento do disposto no caput deste artigo, o franqueado poderá argüir a anulabilidade do contrato e exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, a título de taxa de filiação e royalties, devidamente corrigidas, pela variação da remuneração básica dos depósitos de poupança mais perdas e danos¿.

A COF é o documento norteador de sua decisão. A COF é a sua segurança.


A Hora da Decisão

Analise os itens investigados e dê notas de zero a dez para cada um. Escolha a franquia de melhor pontuação e verifique se seus recursos financeiros serão suficientes para implantar uma unidade. Consulte um advogado de sua confiança, que entenda de franchising para analisar a COF e também o Contrato de Franquia.

*José Antonio Ramalho
Consultor Franchising - SEBRAE/NA


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