SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 25/09/2006
Autor: A Notícia
Fonte: A Notícia

Estratégia segura os talentos

Política de motivação ajuda a manter o profissional na empresa

Os nomes certos nos lugares certos. Toda empresa deseja ter, em seu quadro funcional, profissionais que agreguem valor ao negócio e realmente façam a diferença. É um dos muitos ingredientes para um negócio dar certo. E não está longe do alcance das micro e pequenas empresas. Ter um talento e, principalmente, saber retê-lo, pode ser a diferença entre o azul e o vermelho nos resultados.
Segundo o diretor co-mercial da Prossiga Recursos Humanos, de Joinville, Antonio Jair Borges, hoje em dia não é apenas o salário que conta. "A empresa tem de ter sistema de gestão, missão, valores e uma política de qualidade bem definidos", diz.

Depois, vem o mais importante: adotar práticas para manter esse talento conquistado na empresa. Para o consultor de recursos humanos Thomaz Grabowski, um dos fatores mais importantes para garantir a permanência de um bom profissional na empresa é ter uma política de motivação. "A rotatividade de funcionários hoje é muito elevada porque falta motivação. A empresa tem de oferecer algum tipo de diferencial para motivar as pessoas a ficar", ensina. Para o diretor Antonio Jair Borges, "não importa o ta-manho da empresa, importa a motivação que o funcionário vá receber."

Para manter seus funcionários a empresa também precisa ter um processo de avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreira, manter um planejamento estratégico, oferecer recompensas pelas metas atingidas e um sistema de remuneração justo.

Como reter talentos

Medidas imprescindíveis

- Adotar políticas de motivação
- Manter uma política de qualidade
- Definir um planejamento estratégico
- Ter um sistema de remuneração justo
- Manter um processo de avaliação e desenvolvimento de carreira
- Investir constantemente em aprimoramento
- Oferecer recompensa pelas metas atingidas
- Definir a missão empresarial


Destaques da Loja Virtual
LOJA VIVA: REVOLUÇÃO NO PEQUENO VAREJO BRASILEIRO

Ser varejista não é para qualquer um. É uma questão de vocação. Mas não é tarefa simples essa de conquistar e encantar clientes. E, com a globalização...

R$35,00