SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 10/10/2006
Autor: Ômar Souki
Fonte: Venda Mais

O que é liderança?

Volte ao seu tempo de infância. Pense em uma pessoa que você tinha prazer em agradar. Uma pessoa que quando lhe solicitava algo, você removeria montanhas para atendê-la. Era um modelo de liderança em sua vida. Quais os atributos que mais lhe agradavam nessa pessoa?

A pessoa que eu mais gostava de agradar era o meu tio Kamel. Alegre, otimista, sempre disposto a servir, Kamel era atencioso, sabia o que queria, solicitava o que desejava com polidez e era pródigo em me elogiar pelas pequenas coisas. Na época, ele equilibrava as cobranças e críticas de meu pai com comentários positivos sobre a minha conduta. Até hoje, do alto de seus 80 anos, continua assim. Enfim, é uma pessoa que investe em relacionamentos e que todos amam. Ao ouvir a história abaixo, eu me lembrei dele:

Disseram a um jovem executivo que, se ele quisesse chegar ao topo, teria de mostrar mais liderança. Ele, então, foi até às melhores escolas de administração, conversou com diversos consultores e com diretores de empresas famosas. Mesmo assim, não ficou satisfeito com a definição que lhe deram de liderança. Ele queria saber mais! Finalmente, quase desesperado, foi até um guru indiano de reconhecida sabedoria. Perguntou se o guru poderia explicar-lhe a essência da liderança, de tal forma que, praticando-a, ele poderia tornar-se um líder em sua empresa.

O guru moveu a cabeça solenemente e disse que sim, explicaria os princípios da liderança, desde que ele viesse acompanhado de um seguidor. Somente assim sua explicação faria sentido. "Será que um de meus subordinados serve?", perguntou inocentemente aquele jovem, ávido de conhecimento. Mas o velho guru balançou novamente a cabeça e respondeu, com firmeza: "Tem de ser um seguidor".

O jovem executivo partiu pensativo e confuso. Alguns anos depois, retornou ao guru. Dessa vez, ele foi acompanhado de sua filhinha de três anos: "Você me pediu que eu trouxesse um seguidor, aqui está: ela me segue por toda parte", explicou o jovem. O velho sorriu, tomou a criança em seu colo e retrucou: "E por que ela segue você com tanta insistência?".

O jovem pensou por alguns instantes e respondeu: "Eu acho que é porque ela me ama". O guru, então, perguntou novamente: "E por que ela ama você?". O jovem pensou, dessa vez por um tempo mais longo e respondeu: "Eu acho que é por que eu a amo". O sábio então sorriu, entregou a menina de volta para o seu pai, apertou a mão do jovem executivo e concluiu: "Você já sabe tudo que eu posso lhe ensinar sobre liderança".


Destaques da Loja Virtual
O EMPREENDEDOR DE VISÃO

Este livro tem uma característica fundamental que foi considerada desde o início de sua elaboração, que é a complementaridade dos temas com a necessid...

R$49,00