SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 10/11/2006
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Conhecer o mercado consumidor é essencial antes de abrir a empresa

Sócio do Outback avalia que dinheiro não deve ser a única preocupação

Definir a área de atuação, estudar o mercado para identificar suas necessidades e destrinchar os hábitos de consumo do local onde irá abrir o negócio são os três primeiros passos para os empreendedores que desejam abrir um negócio. A dica é do empresário Salim Maroun, sócio e vice-presidente de Operações da rede de restaurantes Outback Steakhouse, que participou na última quinta-feira, no Rio, da primeira edição do ciclo de palestras "Encontros com quem faz", promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio do programa FGV Management.

"O último fator que examinei para abrir o Outback foi o capital disponível. Primeiro analisei o ramo, o mercado, as tendências, hábitos de consumo e depois o capital. Depois disso, entrei em contato com o escritório do Outback em Atlanta e fechamos o negócio", revelou o empresário. Depois deste processo, para operar um bom empreendimento, destacou que o empreendedor deve valorizar a marca porque é imprescindível para o sucesso do negócio, assim como ter produtos e serviços únicos, que não podem ser copiados. Um dos destaques da palestra de Maroun foi a valorização e o reconhecimento da força de trabalho.

"Conheço todos os bancos em que posso pegar dinheiro, mas nenhum lugar em que possa achar pessoas. O patrimônio da companhia são as pessoas. O sucesso do Outback não é medido pelas filas de espera, mas pelas vendas e o lucro. Não quero sócios capitalistas, procuro pessoas prontas para entender que ser empreendedor é uma questão de aprendizagem", ressaltou.

Maroun ainda disse que o managing partner, ou o conceito de sócio proprietário, é o futuro dos médios negócios e o maior sucesso que já conheceu na sua vida de empresário haja vista a trajetória do Outback e a experiência como franqueado do Mc Donald´s. Para ser um possível sócio da rede são necessários R$ 60 mil, além de oito meses de treinamento. Entretanto, isso não garante o fechamento do contrato de cinco anos.

Segundo Maroun, ao longo dos meses, ele, pessoalmente vai observar se o candidato realmente tem a vocação para o ramo e principalmente se gosta de lidar com pessoas. "Hospitalidade é a regra no Outback. Capital não é o fator fundamental. Treinei em Salvador um possível sócio para a rede e identifiquei nele um ótimo profissional para a área financeira de um banco. Não é isso que procuramos em um sócio", concluiu.

Executivo atuou como franqueado do McDonald´s

Libanês naturalizado brasileiro, Salim Maroun revelou que chegou ao Brasil em 1988 e abriu uma franquia do McDonald´s. Ao assumir a filial da Rua São José, no Centro do Rio de Janeiro, triplicou a produção. O empresário contou que conseguiu, por exemplo, fazer com que o número de clientes passasse de 800 para 8 mil, em uma rua cujo movimento é de 150 mil pessoas diariamente.

Depois de "fazer escola" na rede americana de fast food, foi convidado a fechar os negócios no País e representar a mesma marca no Oriente Médio. Após encerrar contrato no Brasil e acertar as pendências legais e financeiras, começou a estudar o mercado oriental. Contudo, após a análise, constatou que com as guerras na região não seria um bom negócio a abertura do empreendimento no local.

Neste momento, o americano Peter Rodenbeck, que trouxe o McDonald's para o Brasil em 1979 e havia escolhido Maroun como franqueado da rede de fast food, resolveu sair do negócio. Com sua saída e a impossibilidade de abrir unidades no Oriente Médio, Maroun vendeu sua parte na rede e os dois tornaram-se sócios, ao lado de Maria Luísa Rodenbeck e do empresário Giancarlo Zanolini, do Outback Steakhouse no Brasil.

O Outback Steakhouse é uma rede de restaurantes informais, construídos e decorados em estilo rústico, simulando uma casa interiorana da Austrália na década de 50.

São mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos, onde a empresa foi inaugurada em 1988, e cerca de 120 unidades em outros 22 países, sendo 14 no Brasil. Atualmente, são atendidos cerca de 350 mil clientes por mês no País. A rede tem 1,4 mil funcionários distribuídos por seis cidades brasileiras.


Destaques da Loja Virtual
SUPERDICAS PARA IMPULSIONAR SUA CARREIRA

Conseguir um emprego novo ou usar todos os recursos possíveis para não perder o emprego que temos. Muitas vezes, esses são os dois fats decisivos que ...

R$13,00