SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 02/03/2007
Autor: InfoPessoal
Fonte: InfoPessoal

Quando escolhe produto, consumidor quer algo que o identifique

Quando deixa sua casa para ir até uma loja ou supermercado comprar alguma coisa, ou então quando aproveita a facilidade da internet para isso, qual o principal objetivo do brasileiro? De uma maneira geral, a procura é por aquilo que traz identificação à pessoa.

A afirmação é do professor Eduardo Ayrosa, especialista em comportamento do consumidor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV). De acordo com ele, no entanto, não é possível lançar mão da regra em todas as relações de consumo.

Solução x identificação

"Existem no mercado itens tão simples quanto um palito de dentes ou guardanapo, que a pessoa compra para resolver um problema utilitário, quanto outros de maior identificação", explicou.

No primeiro caso, o principal aspecto analisado para a pessoa é o preço: como não há nenhum tipo de auto-afirmação na aquisição, normalmente o menor valor é a opção escolhida. "De uma certa forma, o que vale para entender o consumidor são as regras da economia: a utilidade versus o quanto se dispõe a pagar", adicionou.

No segundo aspecto, de identificação, entram em cena produtos de moda, eletroeletrônicos, por exemplo. "Nesses casos, a compra se faz por reconhecimento", esclareceu o docente.


Destaques da Loja Virtual
EMPREENDEDORISMO: DECOLANDO PARA O FUTURO

Glauco Cavalcanti e Márcia Tolotti tiveram uma boa ideia ao criar uma metáfora sobre o voo. Ambos sentiram falta de iniciativas de cidadãos que poderi...

R$35,00