SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 20/04/2007
Autor: InfoPessoal
Fonte: Administradores.com.br

Você sabe a origem do espírito empreendedor?

Existem pessoas que têm o dom de renovar, criar e gerir de maneira perfeita. Sempre com novas idéias e visando a viabilidade destas, elas são perfeitos empreendedores, nascidos para o sucesso.

Diversos acadêmicos discutem a personalidade empreendedora, seu comportamento, métodos e mente. No entanto, você sabe como ela pode surgir? Veja abaixo explicações da psicanálise, comentadas pelo consultor Luiz Fernando Garcia.

Figuras paterna e materna

De acordo com o psicanalista Kets De Vries, o empreendedor tem uma memória dos fatos passados, decorrentes de sua infância, na qual o pai aparece como vilão e, por isso, negligencia a família e a mãe, como controladora e que dá direção e coesão à família. A relação familiar pode determinar o empreendedor.

Num ambiente em que estas duas personalidades se batem, pode surgir um tipo de empreendedor, aquele que usa da rebeldia como fonte de inovação e, conseqüentemente, habilidade. Em ambientes em que o pai trabalhava por conta própria, o filho segue seus passos de enfrentar os obstáculos a serem superados. E ainda, a exposição precoce ao risco pode aumentar a sua tolerância a ele", diz Garcia.

Necessidade de realização

Enquanto a explicação para o espírito empreendedor provêm da infância, de acordo com De Vries, Garcia ainda apresenta outro estudioso deste comportamento, David Mc Clelland, o qual assimila estas pessoas com a necessidade de realização.

"Têm desejo do poder e de tomada de decisões; não gostam do trabalho rotineiro; preferem relações patriarcais com seus subordinados; têm alto grau de ansiedade e destruição; necessidade de suporte; regularidade, conformidade e mentalidade prática", explicou Garcia.

Caminho do empreendedorismo

Se você se encaixa em um dos perfis acima e não aguenta mais o emprego, por que não pensar em ser um empreendedor? Pelo menos, o comportamento ideal para que um possível negócio com parceiros ou para o profissionalismo autônomo você já possui. Mas não se esqueça também do fator "dinheiro" quando for decidir.

Além disso, segundo Garcia, o caminho do empreendedor é uma estrada longa, solitária e difícil. "A impulsividade por meio da pressa, a aspereza e a ausência de um planejamento do longo prazo determinam as ações", e podem determinar o fracasso, apesar de todas as qualidades de um empreendedor.


Destaques da Loja Virtual
INDÚSTRIA - OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SUCESSO

Esta publicação contém tudo o que é importante para a reflexão e prática na produção de bens. Aponta os caminhos da qualidade total, a natureza da pro...

R$15,00