SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 20/04/2007
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Expansão requer cuidados

Antes de optar pelo franchising, empresários devem abrir unidades próprias

Na hora de definir o plano de expansão do negócio, ainda paira a dúvida entre muitos empresários: ampliar os horizontes pelo sistema de franquias ou abrindo unidades próprias? Alguns consultores e empresários apontam que, inicialmente, o negócio independente pode ser a melhor opção diante do retorno financeiro. No entanto, depois de atingir determinado número de unidades, o franchising apresenta maiores vantagens.

De acordo com Cláudia Pamplona, consultora de novos negócios, a primeira desvantagem em expandir apenas por meio de unidades próprias seria encontrar funcionários de confiança e capacitados que pudessem ficar à frente do negócio.

No entanto, chega um ponto que para crescer é preciso expandir com agressividade e o sistema de franquia costuma ser a melhor opção. "Se o McDonald"s, que é uma das maiores marcas do mundo dentro do seu segmentos, não tivesse utilizado o franchising para expansão dos seus negócios, jamais teria a mesma potencialidade de hoje", reforça a consultora.

Fundado em 1970, o Sorvete Itália ganhou uma cara nova depois de vinte anos. A mudança foi feita já pensando numa futura expansão, em 2000. Nesse ano, foi inaugurada a primeira loja modelo que serviu como piloto da rede, que hoje tem 18 unidades franqueadas no estado do Rio de Janeiro. "Os donos perceberam que o franchising era a forma mais segura para crescer no mercado com o mesmo padrão de qualidade da loja-piloto", explica Simone Vianna, gerente de Franquia da rede.

A unidade própria, continua a executiva, tem a vantagem de alcançar maior rentabilidade, mas pode dar errado porque é mais difícil de ter um controle seguro sobre à administração, já que o dono nem sempre pode estar à frente da loja. Já no caso da franquia, é de interesse do franqueado que o negócio evolua, porque o empreendimento é dele, defende Simone.

Cláudia reforça que o sistema de franquias possibilita ao franqueador expandir a marca e o conceito de negócio com muito mais velocidade. "Já a expansão por unidades próprias nem sempre ocorre na mesma velocidade, levando-se em conta que ele precisa de capital e mão-de-obra qualificada", complementa.

QUALIDADE. Com 12 unidades próprias, a rede carioca de salões de beleza Walter"s Coiffeur já viveu as duas experiências. Na década de 80, a empresa chegou a ter três franqueados, que ficaram nessa condição durante cinco anos.

Mas, de acordo com o empresário Walter Cabral, diante da complexidade do serviço, os franqueados não conseguiram manter o mesmo padrão das lojas próprias.

"Ao longo da minha trajetória, que começou em 1962, fui formando profissionais que hoje gerenciam algumas lojas, mas sempre que é necessário busco pessoas qualificadas no mercado para atuar na função de líder, embora o ideal seja moldar um gerente dentro da própria casa. Ainda que haja limite menor para expandir, creio que é possível crescer por meio de unidades próprias", defende o empresário.

EMPRESA FAMILIAR. No caso das empresas familiares, a expansão por meio de lojas próprias fica facilitada. Amauri Santos, um dos proprietários da choperia Na Pressão, explica que ele e um dos sócios conseguiram fazer a rede crescer graças aos quatro filhos, dois de cada um, que foram preparados para assumir postos de liderança na rede.

"Só conseguimos abrir seis lojas no Rio de Janeiro e estamos prestes a abrir a sétima porque a empresa tem esse perfil familiar. Do contrário seria muito difícil. Normalmente um gerente que não pertence à família, não tem o mesmo apreço pelo empreendimento. Mas, se quisermos crescer mais fora do Rio, sem dúvida, a expansão terá que acontecer através de franquias", analisa.

Serviço
Cláudia Pamplona, cmpamplonaig.com.br
Na Pressão, www.napressaochopperia.com.br
Sorvete Itália, www.sorveteitalia.com
Walter"s Coiffeur, www.waltercoiffeur.com.br


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