SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/05/2007
Autor: Charbel Atalla Antonio
Fonte: Site do Empreendedor

Metas e Recordes de Desempenho

Benchmarking - Metas e Recordes de Desempenho

Entender benchmarking é entender que "tudo é relativo", como disse nosso amigo Einstein.

Einstein fez, consagrou, essa declaração há mais de 100 anos! Muito? Nada! Novidade?

A mulher das cavernas já sabia que tinha que ser mais atraente que as demais (concorrentes) para conseguir os melhores homens (... entre os concorrentes) para ter mais e melhores filhos (...que a concorrência)...!! Benchmarking, benchmarking, e mais benchmarking!!

Foi graças a ele - o benchmarking - que o homem evoluiu; e não só o homem (...Darwin)! Sem esse benchmarking, teríamos involuido; nem estaríamos aqui, eu escrevendo, você lendo, questionando, interagindo, "buscando o melhor" (... benchmarking mais uma vez).

Benchmarking é uma prática gerencial imprescindível para a sobrevivência empresarial nos tempos atuais. Achar que estamos fazendo algo muito bem e ficarmos satisfeitos é caminho certo para a frustração, e a curto prazo!

Benchmarking é a busca da melhoria contínua com caráter competitivo. Superar desempenhos dos concorrentes, bater recordes, ser o melhor ou estar entre os melhores, é praticar benchmarking.

Para uma boa prática de benchmarking, recomendo dar especial atenção a três aspectos que considero principais:

1. Tenha objetivos bem claros e bem conscientes. Muitas vezes somos levados pela moda. Não faça benchmarking visando ser mais atraente se seu objetivo for estar entre os menos notados.

2. Faça uso do benchmarking muito criteriosamente. Na maioria das vezes, é necessário levar em conta vários fatores. Não tente superar a média do número de gols por partida que um time tem, sem olhar a média de partidas que ele ganha..., ou o quanto ele gasta para isso.

3. Não faça benchmarking sem avaliar muito bem a qualidade das informações obtidas, em especial as de difícil acesso e fornecidas pelos próprios concorrentes ou seus aliados. Considere sempre meios alternativos ou indiretos (lícitos, éticos) de obtê-las ou verificá-las.

Saiba que pessoas e empresas de sucesso praticam benchmarking continuamente, naturalmente, como um hábito.

Tentar agir assim também é a primeira conduta já na prática de benchmarking...!

Charbel Atalla Antonio
http://operandobien.blogspot.com


Destaques da Loja Virtual
VIRE O JOGO!: A ARTE DE SE REINVENTAR EM MOMENTOS DIFÍCEIS

Por que tantas pessoas e empresas desmoronam diante de dificuldades, enquanto outras usam a adversidade para crescer? Do autor best-seller do The New ...

R$37,00