SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 21/06/2007
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Comércio

Mulheres são consumidoras assíduas

Para realizar uma radiografia do segmento de cama, mesa e banho, o pesquisador Marcelo Prado, do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), ouviu 2,6 mil pessoas em todo o Brasil. Segundo ele, 96% dos consumidores de produtos de cama, mesa e banho são mulheres e, na maioria das vezes, elas compram para consumo próprio em intervalo médio de tempo de seis meses. Apesar do boom de novas marcas, que passaram de 35 para 220 em cerca de cinco anos, Prado destaca o fato de que as 10 maiores marcas continuam mantendo a liderança em vendas. A marca, aliás, é o fator decisivo na hora da compra.

"Descobri que 52% das pessoas lembravam a marca do produto que compraram na última vez. É um índice alto e impressionante. As pessoas procuram qualidade. Elas querem algo que seja agradável ao toque e confortável. O segundo fator que decide a compra é o preço. A pesquisa revelou que 70% dos entrevistados disseram que antes de comprar algum produto do gênero, pesquisam o preço", observa.

Outro ponto destacado por Prado é o planejamento da compra. Segundo ele, estes são produtos considerados de primeira necessidade. "O curioso é que as pessoas reconhecem como importantes, mas 83% delas não souberam dizer quanto gastam por mês com estes produtos. Geralmente, as compras são realizadas por mulheres acima dos 40 anos, mais maduras".

A compra é diferenciada de acordo com as classes sociais. Os consumidores de renda menor, costumam comprar os produtos no centro da cidade, já os de classe alta, em shoppings centers. "O gasto do grupo de maior poder de compra é seis vezes maior que a média dos que têm menor renda. Estes são produtos em que a compra é mais freqüente nas classes média e média baixa porque eles compram de forma diluída, ao longo do ano", conclui Prado.


Destaques da Loja Virtual
A INTERNET COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIOS

A publicação aborda os seguintes assuntos: Iniciando a Conexão: história e evolução, Decisão e Planejamento: qual a hora de começar?, e-Marketing: com...

R$20,00