SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 14/08/2007
Autor: Antônio Lopes de Sá
Fonte: Site do Empreendedor

Importância da Consultoria...

CARÊNCIA DE CONSULTORES CONTÁBEIS

A importância da consultoria contábil, esta que é feita no sentido da orientação relativa à proteção e melhor utilização do capital, para a consecução dos objetivos dos empreendimentos, é fato reconhecido há milênios.

A "forma" da execução da referida tarefa foi afetada porque permanentes têm sido as modificações do ambiente social e econômico, mas, na "essência", quanto à natureza da necessidade das orientações, tudo permanece igual.

Saber sob que condições se deve conduzir a riqueza sempre foi e continuará sendo um conhecimento de natureza contábil.

Como grande parte dos empresários e dirigentes de entidades não possui conhecimento suficiente para entender a linguagem dos balanços e demonstrativos contábeis, necessita de quem os analise, explique e interprete.

Mesmo homens da produção com cultura refinada preferem entregar a especialista a opinião sobre o comportamento do patrimônio que regem.

Quem lê, por exemplo, as cartas escritas há milênios por Plínio, o jovem, ao imperador romano Trajano pode ter idéia exata do que representa a participação de um bom entendedor do que as contas indicam.

O registro contábil tendo nascido apenas para guardar memória dos acontecimentos cedeu, entretanto lugar, em razão da complexidade em que se envolveu a civilização, à premente necessidade de conhecimento do que representa o mesmo.

De início empiricamente, mas, ao longo do tempo evoluindo para uma técnica e depois para a ciência, a Contabilidade foi pelos milênios afora servindo aos interesses das empresas e instituições.

A informação foi apenas o começo para o entendimento e ainda hoje é insuficiente para por si só explicar os efeitos dos fatos, por mais analítica e sofisticada que possa ser.

Agora, mais que nunca, com as profundas transformações sofridas no mercado internacional, a interferência acentuada do Estado (nem sempre eficaz) na vida das pessoas, a grande evolução tecnológica e científica, a perda de moral e ética, mais se acentuou o papel do "orientador" ou consultor contábil.

Um empreendimento chega a ser uma aventura quando lhe falta a orientação cientifica do Contador em função de consultoria.

Pouco adianta o recurso de sofisticadas organizações, complicadas demonstrações, se não existe quem possa explicar e interpretar os fatos ocorridos com a riqueza e qual o destino a esta reservado.

A falta de consultores contábeis altamente qualificados no mercado mundial está exatamente na deficiência da formação cultural volvida apenas para o "saber escriturar e demonstrar" em vez de se preocuparem muitos professores e estabelecimentos em educar para saber por que se escritura e demonstra.

O ensino demasiadamente pragmático, a teoria dissociada da realidade, a escolha de más orientações pedagógicas, respondem pela carência que está ocorrendo.

Nem excesso de pragmatismo, nem exclusivamente teoria, podem suprir a educação eficaz de um Contador.

Perdem a natureza "universitária" os cursos que adotam metodologia aferrada a um só tipo de cultura.

Desmerece-se um ensino submisso a uma só linha cultural sem estabelecer comparações e analisar a história do conhecimento.

Não se trata de preparar um profissional para ser "dócil" a esta ou aquela tendência a titulo de "harmonizar" práticas.

A proclamada "harmonização" de procedimentos, derivada de "consensos" falece em teor científico.

Nem tudo o que é aceito por muitos é o verdadeiro.

A ciência se construiu mais ao sabor de gênios que de pactos ou assembléias de profissionais.

As teses de Galileu, Newton, Einstein, Planck e outros gênios não se derivaram de "comissões", nem de "institutos internacionais".

O ensino, pois, precisa dar aos discentes razões para que estes possam alimentar um espírito crítico competente para identificar a realidade e estabelecer identidades.

Não são, pois, os cursos de aperfeiçoamento, mestrados ou doutorados os que por si só habilitam um consultor, mas, sim, a "metodologia" que adotam para a competente formação.

O excesso de relevância que se tem dado à "pós-graduação", às "Normas", sem que estas se cuidem de uma sustentação científica e filosófica do conhecimento contábil, vem agravando o problema e tenderá a aumentá-lo (e o próprio mercado vem isto denunciando).

Einstein já advertia, há décadas, sobre a decadência da educação normativa afirmando que ela criava "robôs" e não homens capazes de racionar.

Também outros valorosos pensadores assim vaticinaram como Carrel, o grande humanista francês e Spengler, futurólogo alemão, em sua famosa obra "Decadência do ocidente", há cerca de um século.

Isso porque não basta cumprir o que outros julgam como certo, mas, principalmente o que pela experiência e lucidez própria se pode entender como correto.

Tal lição, há cerca de dois mil e quinhentos anos já era pregada pelo grande filosofo oriental Buda, motivando o ser humano a encontrar dentro de si a luz para formar a consciência e orientar as práticas da vida.

Em Contabilidade o que é deveras importante não é apenas informar, nem saber como se informa, mas, sim o que fazer com o que se tem por informação.

A falta de consultores que hoje algumas pesquisas denunciam sinalizará certamente para uma pioria se prevalecer a deficiente formação cultural e a opção pela rigidez de normas e procedimentos feitos ao sabor de vontade de grupos dissociados da ciência.

Consultores requerem cultura geral, especializada e humana, abrangendo um vasto leque de conhecimentos e estes dependem de uma sólida formação educacional, esta que não se consegue apenas com títulos em cursos e eventos, nem com o decorar Normas e Procedimentos, mas, especialmente, com sólida formação doutrinária e visão humanística.

Autor: Antônio Lopes de Sá
Contato: lopessa.bhz@terra.com.br Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres, Inglaterra, 1999 Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1964. Administrador, Contador e Economista, Consultor, Professor, Cientista e Escritor.


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