SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 20/09/2007
Autor: Sebrae
Fonte: Sebrae

Rede de contatos agora tem dia e hora marcados

Grupos de executivos, como os 'DexNaturados' (da Natura), se reúnem periodicamente para manter a agenda em dia

Um grupo de ex-funcionários da Natura resolveu manter sua rede de contatos em ação de uma maneira descontraída. Pelo menos uma vez por mês, eles se reúnem com seus colegas funcionários em algum restaurante ou bar de São Paulo. Falam sobre mercado de cosméticos, oportunidades de trabalho e novos negócios.

A idéia, que surgiu em outubro do ano passado, deu certo: hoje, os Amigos DexNaturados, como se autodenominam, são 428. 'É um grupo gigante, e a maioria comparece a todos os encontros', diz o fundador do grupo, Edison Nakayama, que trabalhou 20 anos na Natura. 'O grupo foi criado para que as pessoas se reencontrassem. Mas, além disso, temos como foco a realização de negócios - afinal, muitas empresas podem ser clientes ou fornecedoras de outras - e a recolocação de profissionais', diz. Hoje, há DexNaturados no Boticário, na Avon, na Sete, na Stiefel e em várias outras empresas, não só do ramo de cosméticos.

Alexandre Ferrari, diretor- comercial da fabricante de cosméticos Sete Sensorial, é um DexNaturado - trabalhou oito anos na Natura. 'Cheguei à Sete por meio dos contatos feitos no grupo', diz. 'A Sete procurava alguém com experiência para realizar uma mudança no sistema de distribuição. De contato em contato, meu nome chegou até eles.'

Ferrari diz que esse contato com outros executivos deve ser exercitado sempre. 'Um bom executivo nem sempre é o melhor, mas é o mais rápido em localizar os melhores. E, para isso, conhecer pessoas é fundamental.' Ele afirma, porém, que não adianta 'investir no relacionamento' por interesse. 'As pessoas têm de se manter presentes, trocando informações. Não adianta mandar e-mails ou fazer visitas só quando se está precisando de um favor.'

Chances

Para o diretor da Groupe BPI - consultoria francesa especializada em recolocação de executivos - no Brasil, Gilberto Guimarães, os grupos organizados e clubes de relacionamento são essenciais para a carreira de um executivo. 'Hoje, cerca de 85% das informações são obtidas por meio de boca-a-boca, indicação ou marketing viral', diz. 'Um executivo fechado dentro de sua empresa não capta essas informações e pode perder chances importantes de subir na carreira ou fechar negócios.' A própria BPI criou o Clube BPI, um grupo que se reúne mensalmente em happy hours com minipalestras. Podem participar profissionais que já tiveram algum contato com a BPI.

'O executivo tem de participar de eventos de maneira inteligente', diz Guimarães. 'A maioria tem medo de se expor, enquanto outros aparecem demais, para qualquer coisa.' Ele afirma que esses eventos informais, mas com foco em reunir executivos, são os melhores para a rede de relacionamentos. 'Quebra-se mais facilmente o gelo entre as pessoas do que em um fórum, por exemplo. E os contatos fluem naturalmente.'

O gestor de projetos George Nelson freqüenta o Clube BPI desde que iniciou um processo de recolocação, após deixar o emprego em uma multinacional. 'A pessoa continua aparecendo para o mercado', conta ele, que já fez contato com duas outras empresas. 'E, além do lado profissional, o contato com executivos tão diferentes traz aspectos culturais a que, às vezes, você não teria acesso de outra maneira.'

Para o executivo da empresa de informática WinMaster, Alberto Blois, mesmo executivos de pequenas empresas devem cultivar sua rede. Com esse intuito, ele criou com amigos a ConfraRio, que reúne 50 diretores de empresas de pequeno porte do Rio de Janeiro. 'Empresas menores fecham negócios rapidamente. Reunimos empresários e, entre um chope e outro, um petisco e outro, surgem boas oportunidades.'

Etiqueta dos Contatos

E-mails: Não mande e-mails para outras pessoas se não tiver razão para isso. Porém, cuide para que as razões não sejam sempre favores: indicações de eventos ou artigos interessantes são válidos.

Eventos: Grupos de estudo, encontros de executivos e eventos culturais são bem-vindos. Mas o objetivo não é aparecer toda semana nas revistas de celebridades.

Cartões: Tenha sempre alguns à mão e converse com as pessoas a quem entregá-los. Mantenha em ordem sua agenda de contatos: tê-los e não encontrar é tão ruim quanto não ter.


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