SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 15/10/2007
Autor: Antônio Carlos Teixeira da Silva
Fonte: http://www.palestrarte.com.br/

Como inovar mesmo sendo pequeno

Não existe empresas criativas, talentosas, inteligentes. Isto porque as empresas são compostas por pessoas. As empresas são geridas por seres humanos. Estes sim são os detentoras do talento, da criatividade, da motivação e da garra para fazer as coisas acontecerem. Muitas vezes se as coisas não acontecem, culpamos a inércia. Mas o primeiro passo é descobrir qual é a causa da inércia perguntando-se: Por que? Ao encontrar a resposta, pergunte-se outra vez: Por que? Siga perguntando-se "por que" até você descobrir a causa original da inércia ou do problema.

Comprove a importância de resistirmos a inércia com o caso verídico abaixo. Recentemente li num jornal em São Paulo uma reportagem que registrava uma crise enfrentada pelas padarias.

Aproximadamente 30% corriam o risco de fechar as portas em razão da perda de clientes. Esta situação mobilizou as entidades ligadas às panificadoras, a produtores de farinha de trigo e outras que seriam afetadas direta ou indiretamente. Os supermercados foram acusados como os causadores desta crise. Por que? Porque passaram a produzir o pão francês e vender a preços mais baixos do que as padarias.

Obviamente, uma estratégia para aumentar o fluxo de consumidores nas lojas que comprarão outros itens além do conhecido pãozinho. Uma estratégia comercial pura e simples. Na mesma reportagem foram apresentados dois proprietários de padarias que fecharam suas portas em razão da queda de movimento. Um outro entrevistado estava prestes a seguir o mesmo caminho. Em uma outra situação foi entrevistado o proprietário de uma padaria cujo negócio cresceu 10% ao mês no ano passado. Isto mesmo: 10% ao mês e ele já estava se preparando para inaugurar mais uma padaria. Como explicar tamanha discrepância de resultados em um mesmo mercado? O dono desta padaria de sucesso usou o seu potencial de criatividade para inovar e sair da crise. E crescer mais ainda a partir de um problema. Ele analisou o seu negócio e constatou que, além de pãozinho francês, ele possuía um ponto comercial, equipamentos de panificação, padeiros e conhecimento do ramo.

Considerando todos estes elementos (que as outras padarias também possuem) ele começou a pensar diferente e buscar novos caminhos, novas idéias, inovar. Para resumir a história, ele comprou um livro de receitas de pães suissos e começou a testá-las. Ele estava tentando sair da mesmice. Por que ele precisaria ficar dependendo apenas do pãozinho francês se, com todos os elementos que ele dispunha, poderia fazer coisas diferentes? Ele tomou a atitude e inovou. Hoje, ele oferece pães diferenciados que nenhuma outra padaria está fazendo (por enquanto!). A lucratividade é muito maior do que o pão francês porque ele incorporou o diferencial em seus produtos.

Ao invés de ficar lamentando-se porque as coisas não eram mais com antigamente, ele foi pró-ativo. Identificou o problema, levantou todos os dados, teve uma idéia e agiu. Usou sua criatividade para encontrar um diferencial competitivo. Há alguns anos, a criatividade deixou de ser vista como mera excentricidade e passou a ser valorizada e incentivada. Sua importância é cada dia mais presente na vida profissional e nos negócios.

Ao contrário do que muitos acreditam, todo ser humano nasce com talento criativo. Basta exercitar. No começo pode ser um pouquinho mais difícil. Mas, não dói tanto e realmente vale a pena. Quer testar? Feche os olhos e pense numa pessoa que você conhece e que está de bem com a vida. Concentre-se nas coisas que ela faz, no seu comportamento, na posição que ela tem perante a vida. Ela faz tudo sempre igual? Ela faz coisas diferentes? Como ela consegue isto? Isto não quer dizer que você deva fazer o que ela faz.

Talvez, o segredo dessa pessoa seja saber usar sua Criatividade da melhor maneira possível. É importante saber que a Criatividade sozinha não faz nada, sua parceira inseparável é a Motivação. Esta dupla é fundamental para você pensar em maneiras novas de fazer as coisas, de viver a sua vida com mais qualidade, simplificando tudo para sobrar mais tempo para você. Mas, isso não é tudo.

Não abandone suas idéias na gaveta, você deve agir, colocando-as em prática. Policie-se para não encontrar desculpas tais como: "Vai ser muito difícil fazer isto agora"; "Vou esperar até ter mais tempo"; "Será complicado"; "Não tenho todas as informações de que preciso"; "Ninguém vai interessar-se por isto"; "Eu ando muito cansado"; "Já tenho muitas dores de cabeça". O primeiro passo é começar com um sonho. As grandes realizações tiveram início assim, quase sempre vistas como impossíveis. Por isso, não se intimide com o tamanho do seu desejo . E nunca ria do sonho das outras pessoas. Pense diferente e você começará a solucionar problemas antes que eles destruam você, fazendo mais com menos e identificando as melhores oportunidades.

Pense Diferente. Vale a pena!


Destaques da Loja Virtual
PLANO DE MARKETING PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Dirigido aos estudantes e profissionais de micro e pequenas empresas que necessitam elaborar planos de marketing para seu aprendizado ou condução de s...

R$30,00