SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/10/2001
Autor: Omar Alves de Queiroz Filho
Fonte: Omar Alves de Queiroz Filho

Pesquisar para quê?

A importância de uma pesquisa mercadológica antes de se iniciar qualquer negócio, é muito pouco discutida entre os empreendedores candidatos a empresários. Bom, quando se fala em pesquisa de mercado, diga, sem pensar, o que lhe vem a mente? muitos diriam: "Uma pessoa com um questionário em mãos fazendo um bocado de perguntas". Outros poderia sussurrar: "Um maldito me enchendo a paciência em pleno sábado a tarde, logo quando eu esperava um telefonema importante. Dá vontade de dizer: OU!! Tô precisando da linha, tá bom?".

Na realidade a pesquisa de mercado, é muito mais do que estas simples situações cotidianas.. e ao longo dos debates, vou procurar salientar vantagens e desvantagens, facilidades e dificuldades, facilmente perceptíveis nos exemplos acima.

Mas chega de chorumelas, e na realidade, para que serve a pesquisa de mercado? Alguém se arrisca? Na minha linguagem de pescador fanático, poderia dizer que é a roupa de aço que o salva no meio de um frenesi alimentício de tubarões tigres e cabeças-chatas. Meio complicado, não? Mas deixa eu trocar em miúdos: A roupa salva você das eventuais mordidas, mas não salva você do afogamento. Ou seja, significa que pesquisar seu mercado, seja ele concorrente, consumidor ou fornecedor, implica em reduções significativas de risco, porém não isenta você de errar, understand? ;)

É realmente importante sair a campo munidos de formulários, gravadores, muito papel rascunho, lápis, etc? Acredito que posso passar a palavra a quem já teve o gostinho amargo de quebrar um negócio...Como diz o puxa-saco e endinheirado Arnaldo Cesar Coelho: "A regra é clara!" (PS: É, eu também pensei que podíamos ganhar da Argentina...). E é mesmo. As estatísticas que mostram a triste realidade dos empreendimentos falidos e mortos no primeiro ano de vida brasileiro, não permitem mentir: as empresas quebram, na maioria das vezes, não por falta de crédito, ou excesso de impostos, mas sim por falta de conhecimento do negócio! Pasmem!

E o genocídio continua...empresas são assassinadas a cada dia no país e de quem é a culpa? Governo? Sociedade? Ladrões? Sinistros ou ministros? Bem, eles podem até ter sua parcela de culpa, são cúmplices, mas quem apertou o gatilho foi o empreendedor. Ele mesmo, O EMPREENDEDOR (A). O gestor do negócio, o cabeça chave da empresa... é inconcebível acreditar que negócios são criados como peixinhos de aquário. Basta um espaço fechado, boa comidinha, água limpa e pronto. Já viram assim peixinhos boiando? Eu já.

A pesquisa de mercado visa diminuir dificuldades iniciais que o empreendedor possui para conceber seu negócio e espantar os "achismos". Este é um erro fatal e fetal. Normalmente as empresas são constituídas em sua fase embrionária, que eu chamaria de "identificação de oportunidade de negócio". No entanto para que uma idéia, se transforme em negócio, a pesquisa mercadológica vai ajudá-lo a trilhar os caminhos.Certamente muitas surpresas virão ao se conhecer melhor seus mercados (consumidor, concorrente, fornecedor). Normalmente são boas surpresas, pois através das pesquisas você descobre novas potencialidades e outras oportunidades a serem exploradas, até então imperceptíveis a olho nu.

Mas como realizar as pesquisas? Você deve estar se perguntando, não?. Para iniciar, quero oferecer algumas dicas simples, que irão facilitar muito a elaboração das mesmas. Primeiro: defina qual mercado vai pesquisar primeiro (consumidor, concorrente, fornecedor) e os objetivos da pesquisa a ser realizada. Segundo: Identifique que tipo de informação você precisa para compor sua pesquisa. É muito importante a montagem de um sistema lógico de informações. Vejam, este item é muito importante, porque a partir dele derivam as perguntas necessárias ao recolhimento das informações do negócio. Terceiro: elabore as perguntas básicas de acordo com os tipos de informações relevantes levantadas por você. Veja um exemplo:

Pesquisa nº 01

Mercado consumidor -> Mulheres na faixa etária de 18-35 anos e com peso médio de 50-62 quilos

Objetivos deste formulário: teste de viabilidade do novo modelo de biquíni a ser implantado na linha de produtos da empresa

Tipo de informação: o que elas vestem

Pergunta 01: Você geralmente veste biquíni na praia, clube, piscina, etc? (pergunta filtro ou eliminatória)

( ) sempre ( ) sim ( ) não (agradece e encerra questionário)

Pergunta 02: qual a sua cor preferida na escolha de um novo biquíni? (múltipla escolha)

( ) vermelho ( ) amarelo ( ) azul ( ) outros________________________

Pergunta 03: você troca/compra biquínis freqüentemente?

( ) sim ( ) não PQ? ______________________

O exemplo acima, apenas ilustra parte do que é construído antes mesmo de se cair a campo com formulários, pesquisando em fontes alternativas, ou mesmo contratando pesquisadores e empresas especializadas. Existem várias técnicas de elaboração de pesquisas mercadológicas e antes mesmo de realizar os questionários, você deve saber quantas pessoas irá pesquisar, para estabelecer sua taxa de freqüência ou amostragem de público. No entanto o assunto não se esgota por aqui e o que falei acima são apenas gotas de mel nos lábios do empreendedor sedento pelo sucesso. Vejam: a pesquisa mercadológica é uma ferramenta indispensável na realização de negócios, mas vale ressaltar que a diferença quem faz, somos nós, empreendedores! Para frente, sempre! em breve lançarei um pequeno manual para os interessados. Abraços e até a próxima!


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