SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/11/2001
Autor: Patrícia Lemfers
Fonte: Patrícia Lemfers

Saiba vender o seu pastel.

Hoje, basicamente todos conhecem os meios de comunicação mais comuns, como TV, Rádio, Outdoor, Jornal e Revista, e sabem da importância de conhecer e ser conhecido. Verdade essa, adotada dentro do meio empresarial. E caso existam empresas que ainda não a adotem, devem pensar seriamente em mudar de postura.

Para o empresário, o que interessa mesmo é conquista de bons clientes e novas oportunidades de negócios e, para isso, deve-se investir na publicidade. O que não significa que toda empresa precise investir pesado na sua divulgação, e sim o necessário para estar no local certo e falando com as pessoas certas. Isto é o que chamamos, normalmente, de comunicação dirigida, algo primordial para qualquer empreendimento.

O investimento de vultosas somas para a produção de campanhas cinematográficas de nível nacional só acontece em casos específicos de marcas que já possuem uma forte base no mercado. Para outros empreendimentos, ações mais simples como uma mala direta já ajuda, e muito, no processo de comunicação.

Muitas ações de publicidade e propaganda acontecem sem que as pessoas percebam. O simples ato de vestir um uniforme, ou usar um crachá, já é um veículo que está sendo utilizado para comunicar às pessoas que você faz parte empresa. E cada empresa é única, possui suas características que as diferenciam das outras. Mas, seja ela uma pastelaria ou uma fábrica de parafusos, ambas possuem um público que precisam atingir, conquistar e, principalmente, fidelizar.

Costuma-se relacionar a esse fato a necessidade de um plano de marketing. Mas, muitas vezes, as pessoas esquecem que a comunicação é o processo intrínseco, impossível de ser ignorado. Ele está lá, de maneira mais forte ou discreta, mas está lá.

O sucesso do seu negócio depende, em partes, da publicidade que você faz dele. Logicamente isso integra um processo muito maior e que presumivelmente todos já conhecem ou deveriam se apressar para conhecer e entender.

Seu produto ou serviço não precisa ser conhecido por todos, mas necessita que seja conhecido pelo seu público alvo. Desta forma, o pastel precisa ser conhecido por todos aqueles que apreciam um lanche rápido e saboroso. Assim como as lojas de ferragens, materiais de construção e montadoras de automóveis, entre outras, precisam saber onde comprar seus parafusos.

Conhecer o seu público alvo, o seu consumidor, é o primeiro passo para iniciar o processo de comunicação. Saber sobre os seus hábitos e costumes, quando e onde consomem e, principalmente, o que consomem.

Tudo isso só depende do dono da empresa, conhecer o seu consumidor (muitas vezes determinar quem será sua prioridade) e chegar até ele. Mostrar-lhe o quão saboroso é o seu pastel ou quão forte é o seu parafuso. Mas para mostrar essas qualidades, sem torna-las caricaturescas, é preciso conhecer a linguagem do seu cliente e, principalmente, utiliza-la de forma adequada, correta.

O plano de comunicação está aí para isso. Estudar todas as variáveis aplicáveis ao seu negócio. A princípio ele pode até parecer um bicho de sete cabeças ou o contrário, algo tão simples que chega a ser ridículo, mas não é nenhum dos dois.

Uma palavra ou gesto mal colocado pode gerar uma reação totalmente oposta ao que você tem como objetivo. Sempre procure a ajuda de um profissional para essa tarefa. Ouça as opiniões de todos os que o cercam. Não que tenha que seguir todas elas, pois, correria o risco de perder o controle do seu negócio, mas você pode tirar boas idéias para divulgar a sua empresa.

Lembre-se: ninguém melhor do que você conhece o seu negócio. Pois, seus futuros clientes ou parceiros comerciais podem se concentrar no meio desta turma e estes, melhor do ninguém, sabem o que esperam escutar e receber de você.


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