SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/11/2001
Autor: Adriano Gomes
Fonte: Adriano Gomes

Valor adcionado II

No artigo anterior, iniciamos a explicação conceitual e prática da DVA (Demonstração do Valor Adicionado). Uma questão comum que os leitores enviaram, foi para que se realizasse a comparação entre a DVA e a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

A DRE se preocupa em exibir os vários estágios do resultado, porém sempre o enfoque dos proprietários. É por isso que existem vários tipos de resultados (operacional, não-operacional, antes do IR, bruto e líqüido).

Todavia, com o crescimento intenso das relações comerciais e financeiras entre as empresas, outros interessados nas informações contábeis ou financeiras desejam não somente observar o resultado que uma empresa consegue. Eles querem saber sobre a capacidade que as empresas têm em agregar valor aos insumos que adquirem. É nesse aspecto que a DVA supera a DRE, uma vez que seu foco está centrado em exibir o valor agregado, etapa por etapa.
Genericamente, pode-se definir valor adicionado (VA) como:

VA = RB – CP, onde:

- VA – Valor Adicionado;
- RB – Receita Bruta;
- CP – Consumos do Processo.

A equação acima ainda se encontra muito resumida e não esclarece o que vem a ser consumos do processo. Isto porque consumo do processo é diferente de remuneração dos fatores da produção. Também é importante frisar que a base para elaboração da DVA é a DRE. Assim, uma fórmula mais precisa e detalhada para apurar o VA seria a seguinte:

VAT = {[RB – (MC + ST) – D - A] + (RF + EP + OR)}, onde:

- VAT – Valor Adicionado Total;
- RB – Receita Bruta;
- MC – Materiais Consumidos;
- ST – Serviço de Terceiros;
- D – Depreciação do Imobilizado;
- A – Amortizações do Diferido;
- RF – Receita Financeira;
- EP – Equivalência Patrimonial;
- OR – Outras Receitas.

Dessa maneira, a DVA irá mostrar três níveis de adições: valor adicionado bruto, valor adicionado líqüido e riquezas não-relacionadas à atividade.

O VAB (valor adicionado bruto), representa a adição primária da empresa, oriunda da atividade produtiva. Logo, O VAB será obtido da seguinte equação:

VAB = RB – MC – ST

A receita bruta (RB) será o cômputo de todas as vendas brutas, ou seja, com impostos. Por materiais consumidos (MC) entende-se tão e somente o valor das mercadorias que foram consumidas no processo. Estão excluídos, portanto, todo e qualquer custo de mão-de-obra (direta ou indireta). O custo por absorção que é praticado em muitas empresas deve sofrer uma mudança radical, assemelhando-se em muito com a idéia do custeio direto ou até mesmo do conceito da contabilidade de ganhos (throughput accounting). Os serviços de terceiros (ST) serão aqueles que pertencem ao próprio processo produtivo e que não foram realizados internamente na empresa (usinagem, tratamento térmico, tratamento químico, corte, vinco, embalagem, etc.) ou após o produto terminado mas que são fundamentais para o mesmo chegar ao consumidor final (transporte, armazenamento, comissão, etc.). Nesse momento, pode-se chegar ao conceito do CP (consumo do processo) que foi expresso acima, isto é, CP = MC + ST.

O outro nível seria o VAL (valor adicionado líqüido), onde as depreciações (D) e amortizações (A) são retiradas do VAB, logo:

VAL = VAB – D – A

Finalmente, o VAT (valor adicionado total) será acrescido de outras receitas (rendas) que não fazem parte da atividade mas que aumentam a riqueza. Assim:

VAT = VAL + RF + EP + OR

As receitas financeiras (RF) serão aquelas obtidas de juros de aplicações financeiras ou de juros de cobrança de inadimplentes. As receitas obtidas por aplicações em outras empresas será reconhecida pelo método da equivalência patrimonial (EP). Venda de imobilizado, aluguéis e outras que não tenham vínculo com a atividade serão entendidas como outras receitas (OR). Na próxima semana continuaremos.


Destaques da Loja Virtual
VAREJO - OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SUCESSO

Dirigido a homens de negócios, gerentes, administradores e vendedores. Estuda todos os tipos de varejo, desde o varejo tradicional ao varejo sem lojas...

R$15,00