SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/08/2001
Autor: Markus Halbig
Fonte: Markus Halbig

Empreendimento WEB : ainda é tempo de começar!

Com o advento da Nova Economia (Digital), muitos "marinheiros de primeira viagem" lançaram seus empreendimentos na Internet, influenciados pela demasiada facilidade de se obter investimentos e a ilusão de que seria fácil se tornar mais um "novo milionário".

Contudo, após o boom que fez surgir inúmeros novos negócios; muitos deles inviáveis como a Internet Grátis, entre outros que simplesmente não haviam cogitado como obter receita; vivemos hoje um momento de desaquecimento de ânimos em relação a negócios via Internet (devido principalmente à grande desvalorização das ações negociadas através da Bolsa Eletrônica NASDAQ).

Apesar da cautela e maiores exigências por parte dos angels, incubadoras e investidores em geral, ainda há espaço para bons projetos na Internet.

Contudo, é necessário mais do que boas idéias. É essencial contar com um consistente Plano de Negócios, que apresente um modelo de negócios bem estruturado, que visa crescimento e consolidação da marca e ao mesmo tempo contar com sólidas estratégias alternativas para obtenção de receita; pois disso dependerá a sobrevivência do empreendimento.

Ou seja, o que se exige é um plano fundado de preferência na economia tradicional, que dê segurança ao investidor (retorno do investimento em razoável período de tempo) e que lhe permita uma alternativa de retirada sem prejuízo em último caso.

Entre os empreendimentos web mais cotados para receber investimento no momento estão os na área de Educação*, Serviços, Consultoria, e aqueles que tenham tradição na economia real (bricks and clicks), pois não implicam em mudança de cultura nem conquista de mercado, correndo portanto menos risco.

Sabendo disso, comece a planejar seu empreendimento web, mas lembre-se que além de um bom domínio, paginas com layout moderno, funcionais e que carreguem agilmente, conteúdo focado no público alvo, outros fatores devem ser considerados como vitais para obter sucesso em negócios on-line(e-business).

Só para citar alguns deles:

- Divulgação
- Atendimento ao Cliente
- Relacionamento visando Fidelização
- Logística

Para cada um desses itens deve-se estabelecer uma estratégia e implantar uma solução ou parceria que permita viabilizar uma ótima performance e conseqüentemente obter sucesso no empreendimento.

Portanto, se você pensa em lançar um empreendimento web, leve em consideração esses pontos e comece já o planejamento do projeto e elabore seu Plano de Negócios. Não sabe como? Um bom começo é acessar o site http://www.fampesc.org.br/principal.htm e participar de curso on-line de elaboração de Business Plan. Outra importante fonte de informação é a lista Widebiz que pode ser acessada via http://www.widebiz.com.br.


Destaques da Loja Virtual
A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES

O livro descreve o ambiente que o empreendedor vivencia em seu dia a dia a partir dos diversos desafios que enfrenta. Voltado a empreendedores inician...

R$32,00