SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/02/2001
Autor: Marco Aurélio Viana
Fonte: Marco Aurélio Viana

Mudanças trazem oportunidades

"Quando ocorre uma grande mudança, muita coisa volta a zero. Portanto, as oportunidades são reabertas"

A mudança mal começou e este pequeno exercício serve como alerta para quem acha que já estamos no meio da fase de mudança. Em verdade, a mudança mal começou. Segundo previsões, 75% do PIB japonês de 2005 será formado por produtos que ainda não foram inventados; em 2020 o conhecimento estará dobrando aproximadamente a cada 83 dias; o meio de comunicação mais efetivo das religiões do mundo será a Internet e seus correlatos; em 2050, mantido o paradigma médico atual, a expectativa de vida estará chegando a 120 anos; as notícias serão veiculadas no momento da geração do fato, através de redes; aproximadamente 40% da população americana será formada por minorias étnicas; 90% dos processos de manufatura industrial e distribuição comercial serão diferentes dos padrões atuais; a decodificação de voz será utilizada em mais de 90% das atividades ligadas direta e indiretamente ao mundo dos negócios; a partir de 2020 as profissões terão uma vida útil média de doze ou catorze anos; já a partir do início do século 21 a especialização das carreiras vai durar apenas seis anos.

Parando a lista de exemplos para não tornar enfadonho o estudo do futuro, cito a brilhante reflexão da estrategista Bárbara Hubbard, do Word Future Society: "A crise que vivemos hoje não é a da morte e do fim; este fenômeno é a crise do nascimento".

O âmago da mudança: tópicos para questionamento

A este conjunto de mudanças, dotadas de alto grau de previsibilidade, devem ser agregados fenômenos de teor aleatório, que, apesar de sua baixa probabilidade, poderão Ter impacto dramático sobre a vida de bilhões de habitantes do planeta.

A mudança se alimenta de mudanças

Nesse sentido, alguns questionamentos se fazem importantes: até que ponto a volatilidade do fluxo financeiro de um trilhão de dólares / dia pode mudar a rota de empresas e nações? O nacionalismo progressivo, gerado de forma paradoxal pela globalização, modificará o equilíbrio econômico político do mundo? Qual o limite da geração de desemprego criado pela recessão, pela reengenharia e pela própria revolução tecnológica? Até que ponto a dualização da sociedade no mundo, com ricos cada vez ricos e pobres cada vez mais pobres, não será uma bomba de efeito retardado, atingindo o âmago do próprio desenvolvimento? Medir o crescimento do PIB de um país será suficiente para garantir a aferição de seu progresso? A violência urbana, os terrorismos têm lugar cada vez mais garantido nos cenários futuros da humanidade. Na revolução genética e no Projeto Genoma as pessoas serão respeitadas dentro de seus princípios mais nobres, ou o cérebro e o DNA serão tratados à semelhança de outros itens da corrida tecnológica, na qual se desenvolve a competitividade e se esquece inteiramente a felicidade e a dignidade dos seres humanos?

Oportunidodes reabertos

Reflexão nesse sentido tem como único intuito estimular as pessoas a terem consciência de que seu futuro está atrelado a uma nova ordem, a um novo paradigma, que está apenas começando. A construção do Brasil Grande Nação, a edificação de uma empresa triunfadora e até mesmo a estruturação de uma pessoa plena dependerão da capacidade de definirmos uma agenda nacional - genuinamente brasileira - para o futuro, no qual energias e recursos sejam aplicados ao novo ambiente. Como fator de motivação, resta apenas lembrar que, quando ocorre uma grande mudança, muita coisa volta a zero. Portanto, as oportunidades são reabertas.

Talvez esta seja a principal e mais positiva característica da crise do nascimento que vivemos, de forma indiscutível e inexorável. Por isso mesmo, devemos encarar esses desafios como uma criança quando chega ao mundo, despojada de vícios anteriores, saindo da zona de conforto do útero materno para, literalmente, aprender a viver. Como adultos, devemos apenas ter consciência de que a natureza da natureza é a sua própria transformação.

* Extraído do livro "Gerente Total" (Editora Gente).


Destaques da Loja Virtual
INDÚSTRIA - OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SUCESSO

Esta publicação contém tudo o que é importante para a reflexão e prática na produção de bens. Aponta os caminhos da qualidade total, a natureza da pro...

R$15,00