SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 18/02/2002
Autor: Patrícia Lemfers
Fonte: Patrícia Lemfers

Qual tipo de comunicação a sua empresa precisa?

Todos sabem do papel que a publicidade ocupa dentro do marketing de uma empresa. Mas nem todos conhecem quais são os tipos de comunicação existente e muito menos quando devem utilizar cada um deles.

Normalmente podemos dividir a comunicação em três partes distintas:
1 – a campanha institucional
2 – a campanha promocional
3 – a campanha de divulgação

Nos três casos, o objetivo é o mesmo: tornar sua marca ou produto conhecido e apreciado, mas tudo para por aí. Em cada um dos casos a forma como você vai expor o seu produto e sua marca na mídia vai determinar o público que quer atingir e como fazê-lo.

Na comunicação (ou campanha) institucional a empresa desenvolverá todo o trabalho, visando tornar a marca conhecida e fortalecendo sua imagem junto ao seu público alvo.

A campanha institucional é algo muito comum de se ver hoje em dia. São as campanhas que comumente vemos na mídia de massa, como TVs e revistas, que procuram passar a filosofia de trabalho da empresa e o posicionamento que adotam perante seus consumidores, concorrentes e toda a sociedade.

Neste tipo de campanha você nunca verá uma empresa falando explicitamente sobre os serviços e produtos que têm a oferecer. Ela não se trata de venda e sim de conquista. Da conquista da confiança das pessoas em tudo o que a empresa faz, do que é.

É neste tipo de campanha que você conhecerá o slogan (assinatura da empresa que resume sua missão e posicionamento) e também terá contato com ícones que, mais tarde, se tornarão elementos de identificação de futuras campanhas da empresa.

Já a campanha promocional, já tem seu foco totalmente voltado para a venda. Este tipo de ação geralmente é colocado em prática quando a empresa precisa estimular as pessoas a consumirem seus produtos. A ela sempre está agregado algum tipo de premiação, bonificação que é dada ao público que compra o produto em questão.

Numa estratégia de comunicação, este tipo de campanha sempre é utilizado para alavancar as vendas de um produto em baixa, ou no lançamento de um novo produto de uma linha. Este tipo de campanha é muito utilizado por anunciantes que comercializam seus produtos através do comércio varejista.

Os dois tipos de campanha promocional mais comuns podem premiar a pessoa no ato (como é o caso o famoso leve dois e pague um) ou pode estar associado ao sorteio de algum tipo de prêmio. Mas não se engane, se você tem um negócio e a idéia de fazer algo neste sentido. Não significa que bastará colocar uma moto em exposição no ponto de venda e distribuir panfletos anunciando o grande sorteio para aqueles comprarem no local.

As campanhas compostas por premiação atrelada à compra, ao consumo, precisam passar por uma análise de órgãos especializados neste tipo de ação (O principal deles é o CODESC) e somente após um aprofundado estudo realizado por estes órgãos, a empresa receberá ou não a autorização para pôr a campanha no ar. Caso a empresa não respeite essa regulamentação, corre o sério risco de ser multada em altos valores e, ainda, ficar proibida de realizar ações deste tipo por até dois anos.

Já a campanha de divulgação utiliza-se de ações onde o objetivo é, como o próprio nome já diz, divulgar o produto ou serviço que a empresa tem a oferecer para o seu público alvo.

Este tipo de campanha geralmente é muito confundido com a comunicação institucional, mas são completamente diferentes. Como já foi descrita, a divulgação serve para falar do que sua empresa tem para oferecer e a institucional mostra ao público o que sua empresa é.

A comunicação de divulgação, também é chamada de campanha de sustentação e serve, principalmente, para manter o produto/ serviço na lembrança do seu público alvo, mantendo suas vendas num nível estável, dentro dos objetivos da empresa.

Independente do tamanho da sua empresa e da verba que você irá empregar, é importante se ter em mente que antes de aumentar suas vendas é preciso, primeiro, conquistar a confiança do seu público alvo. Seja através do trabalho de pré e pós-vendas ou através de um mega evento de comunicação. As pessoas precisam conhecer você e seu produto muito bem antes de adquiri-los e o incorporar ao seu cotidiano pessoal ou profissional.


Destaques da Loja Virtual
COMO TRANSFORMAR SEU TALENTO EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO

Este livro foi elaborado especialmente para aquelas pessoas que sonham em ter o próprio negócio mas não sabem como fazer para ter sucesso. Nele, a au...

R$45,00