Todos sabem do papel que a publicidade ocupa dentro do marketing de uma empresa. Mas nem todos conhecem quais são os tipos de comunicação existente e muito menos quando devem utilizar cada um deles.
Normalmente podemos dividir a comunicação em três partes distintas: 1 – a campanha institucional 2 – a campanha promocional 3 – a campanha de divulgação
Nos três casos, o objetivo é o mesmo: tornar sua marca ou produto conhecido e apreciado, mas tudo para por aí. Em cada um dos casos a forma como você vai expor o seu produto e sua marca na mídia vai determinar o público que quer atingir e como fazê-lo.
Na comunicação (ou campanha) institucional a empresa desenvolverá todo o trabalho, visando tornar a marca conhecida e fortalecendo sua imagem junto ao seu público alvo.
A campanha institucional é algo muito comum de se ver hoje em dia. São as campanhas que comumente vemos na mídia de massa, como TVs e revistas, que procuram passar a filosofia de trabalho da empresa e o posicionamento que adotam perante seus consumidores, concorrentes e toda a sociedade.
Neste tipo de campanha você nunca verá uma empresa falando explicitamente sobre os serviços e produtos que têm a oferecer. Ela não se trata de venda e sim de conquista. Da conquista da confiança das pessoas em tudo o que a empresa faz, do que é.
É neste tipo de campanha que você conhecerá o slogan (assinatura da empresa que resume sua missão e posicionamento) e também terá contato com ícones que, mais tarde, se tornarão elementos de identificação de futuras campanhas da empresa.
Já a campanha promocional, já tem seu foco totalmente voltado para a venda. Este tipo de ação geralmente é colocado em prática quando a empresa precisa estimular as pessoas a consumirem seus produtos. A ela sempre está agregado algum tipo de premiação, bonificação que é dada ao público que compra o produto em questão.
Numa estratégia de comunicação, este tipo de campanha sempre é utilizado para alavancar as vendas de um produto em baixa, ou no lançamento de um novo produto de uma linha. Este tipo de campanha é muito utilizado por anunciantes que comercializam seus produtos através do comércio varejista.
Os dois tipos de campanha promocional mais comuns podem premiar a pessoa no ato (como é o caso o famoso leve dois e pague um) ou pode estar associado ao sorteio de algum tipo de prêmio. Mas não se engane, se você tem um negócio e a idéia de fazer algo neste sentido. Não significa que bastará colocar uma moto em exposição no ponto de venda e distribuir panfletos anunciando o grande sorteio para aqueles comprarem no local.
As campanhas compostas por premiação atrelada à compra, ao consumo, precisam passar por uma análise de órgãos especializados neste tipo de ação (O principal deles é o CODESC) e somente após um aprofundado estudo realizado por estes órgãos, a empresa receberá ou não a autorização para pôr a campanha no ar. Caso a empresa não respeite essa regulamentação, corre o sério risco de ser multada em altos valores e, ainda, ficar proibida de realizar ações deste tipo por até dois anos.
Já a campanha de divulgação utiliza-se de ações onde o objetivo é, como o próprio nome já diz, divulgar o produto ou serviço que a empresa tem a oferecer para o seu público alvo.
Este tipo de campanha geralmente é muito confundido com a comunicação institucional, mas são completamente diferentes. Como já foi descrita, a divulgação serve para falar do que sua empresa tem para oferecer e a institucional mostra ao público o que sua empresa é.
A comunicação de divulgação, também é chamada de campanha de sustentação e serve, principalmente, para manter o produto/ serviço na lembrança do seu público alvo, mantendo suas vendas num nível estável, dentro dos objetivos da empresa.
Independente do tamanho da sua empresa e da verba que você irá empregar, é importante se ter em mente que antes de aumentar suas vendas é preciso, primeiro, conquistar a confiança do seu público alvo. Seja através do trabalho de pré e pós-vendas ou através de um mega evento de comunicação. As pessoas precisam conhecer você e seu produto muito bem antes de adquiri-los e o incorporar ao seu cotidiano pessoal ou profissional.
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