SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 02/04/2002
Autor: Patrícia Lemfers (patricia@lemfers.com.br)
Fonte: Patrícia Lemfers (patricia@lemfers.com.br)

Posicionamento. A sua empresa já possui um?

Ao contrário do que muitos pensam, divulgar seus produtos/ serviços na mídia através de anúncios publicitários não é o suficiente para garantir um retorno positivo para os seus negócios.

Antes de isso acontecer, o empresário deve estar ciente de que possui realmente um empreendimento capaz de suprir a demanda e, o que é mais importante, de acordo com o que mercado exige atualmente.

Mas não iremos entrar na área de gestão empresarial neste artigo. Vamos falar de comunicação. Como utiliza-la como uma ferramenta dentro do seu mix de marketing.

Para apresentar-se na mídia e também para ganhar força no mercado, é de extrema importância que sua empresa forme uma imagem perante todos: parceiros, concorrentes, fornecedores e, principalmente, clientes. A criação e materialização da imagem se dão através do posicionamento que irá adotar.

O posicionamento pode ser determinado através da missão e valores que a sua empresa possui. Será através da filosofia de trabalho que sua empresa adota, que as pessoas, seu público alvo, irão enxerga-la.

A missão de um negócio geralmente volta-se para a satisfação dos seus clientes e a busca pela qualidade do serviço/ produto que comercializa. Já o posicionamento, nada mais é do que mostrar como esta empresa vai oferecer isso ao mercado.

Suponhamos que eu possua uma loja autorizada que realiza reparos somente em computadores do tipo Macintosh. A missão do meu negócio poderia ser algo como “Prestar um serviço de qualidade para que o usuário usufrua completamente do seu computador”.

Com a missão definida, eu estou pronta para adotar um posicionamento de mercado que mostrará aos meus clientes e concorrentes qual a minha metodologia de trabalho: “Nós somos uma empresa que traz soluções para o seu Macintosh”.

Esse posicionamento diz às pessoas que a empresa não é apenas uma autorizada para conserto de computadores e, sim, uma empresa que apresenta soluções para qualquer problema que o seu computador Macintosh tenha ou venha a ter.

Com o posicionamento definido, eu já posso seguir para o próximo passo: planejar a divulgação do meu negócio (entenda-se por isso: criar um plano de comunicação) no qual a linha de comunicação estará baseada no meu posicionamento de mercado, apresentando-o de forma comercial para o meu público alvo.

Mas é importante fazer uma última ressalva: posicionamento e slogan são coisas bem diferentes. O posicionamento, como já foi descrito acima, é como as pessoas devem conhecer a sua metodologia de trabalho. Slogan é a assinatura comercial que a sua empresa irá usar na mídia. É um dos elementos de identificação que irá diferencia-lo dos seus concorrentes.

O slogan sempre é elaborado respeitando algumas regras básicas para que não soe falso ou “cafona”. É, basicamente, uma frase curta, sem adjetivos ou linguagem complicada. Sempre acompanha a logomarca da empresa e o mais importante, deve ser de fácil assimilação. Ou alguém duvida que Coca-Cola é “Sempre Coca-Cola”?


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