SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 06/01/2003
Autor: RENATO ESSENFELDER
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

ANO NOVO DOBRA GANHO DE ESOTÉRICOS

Você acredita em anjos? E em tarô, runas místicas, mitologia celta, magia? Acreditando ou não, pelo menos para um fato há que se dar o braço a torcer: o mercado de artigos esotéricos e de decoração diferenciada é uma opção de investimento a considerar para quem não tem muito dinheiro e se interessa pelo assunto.
A época de Ano Novo é especialmente prolífica para o setor, que chega a dobrar o faturamento por conta de quem quis deixar a casa repleta de "bons fluidos" para a virada do ano. A "purificação" do lar, no caso, é associada a incensos, velas e amuletos -nacionais ou importados- disponíveis nas lojas especializadas.
"As pessoas têm buscado métodos alternativos de se sentir bem consigo mesmas, com os deuses em que acreditam e com o ambiente. Esse mercado tem crescido muito nos últimos anos e tende a ser cada vez mais procurado no Brasil", diz a gerente comercial da rede de franquias Alemdalenda (loja de produtos lúdicos e de decoração relacionados a diversas crenças), Mônica Telles.
Romildo Coutinho, sócio e consultor da Innovation Consulting, é mais cauteloso. "O mercado é muito subjetivo, depende da fé de cada um. Existem produtos "clássicos" que vendem sempre, como incensos e velas, mas outros dependem de modismos", avalia.
Claudia Bittencourt, diretora da Bittencourt Consultoria Empresarial, diz que o mercado é bom, especialmente para os pequenos e médios investidores. Para escapar dos modismos citados por Coutinho, ela recomenda a diversificação. "É importante não trabalhar só com velas mas também com livros, cursos, palestras, seções de meditação", exemplifica.
Esse foi o caminho seguido por Lúcia Sousa Tomas, 44, proprietária da loja Hábitos Produtos Naturais. Além de comercializar ervas de todos os tipos, ela oferece produtos esotéricos e livros. "Se trabalhasse só com itens naturais ou só com os esotéricos, fecharia em muito pouco tempo", diz ela, que abriu o negócio há dez anos.
"Mas não é um mercado fácil de trabalhar. Levei cerca de sete anos para ter retorno e formar uma clientela fixa", acrescenta.
Rosalba Alves, 32, gerente da loja mais antiga da Alemdalenda ainda em funcionamento, diz que um dos pontos fortes do setor é a ausência de crises. "É nas dificuldades que as pessoas procuram melhorar, procuram abrigo na fé", opina ela, que planeja abrir um negócio próprio no futuro.
Mas em 2002 o setor teve sua própria crise com o descontrole do câmbio. Muitas lojas que trabalham exclusivamente com importados viveram dificuldades.
"Tivemos de trabalhar mais as estratégias de marketing e diminuir a margem de lucro", conta Carlos Alberto Pinheiros, 40, dona de uma loja Govinda, de artigos indianos. Tudo no local é importado da Índia, da Tailândia e do Nepal. A vantagem é a pouca concorrência. "Tem crescido bastante, mas ainda é menor do que em outros setores, por causa dos obstáculos para estabelecer rotas de comércio com esses países."


"INICIADOS" NO MERCADO LEVAM VANTAGEM


Tem mais chance de sucesso no mercado de produtos místicos quem entende profundamente do assunto. Essa é a principal dica dos empresários do setor.
"Comecei como hobby, pois é uma coisa pela qual sou apaixonada. Depois o negócio cresceu além das expectativas", conta Debora do Amaral, proprietária da marca Gopisvara, que fabrica velas de variados tipos.
Aberta há cerca de dois anos, a loja tem hoje 40 revendedores fixos no portfólio. Amaral, que também é professora de ioga, diz se dedicar "de corpo e alma" ao ofício. "Faço uma prece para cada vela produzida e, uma vez por ano, vou para a Índia para aprender novas técnicas", explica.
Marli Funke, 39, pretende seguir o mesmo caminho. Por enquanto, está frequentando centros espíritas e fazendo cursos na área para, no futuro, abrir o próprio negócio. "São Paulo tem um ritmo de vida muito estressante. Acho que as pessoas têm interesse crescente em desenvolver a própria espiritualidade."
Em vez de abrir uma loja com artigos esotéricos, ela diz preferir o segmento de cursos e palestras. "Há muita carência de informações, as pessoas sabem o que querem, mas não sabem o que precisam para chegar lá", afirma.
O consultor da Francap André Giglio lembra que "paixão não basta" para se tornar empreendedor na área. "Também é preciso ter visão comercial. O empresário pode saber que determinado símbolo é mais "eficaz" ou "autêntico" do que outro, mas às vezes é necessário ponderar sobre qual vai atingir mais público."

Quanto gastar
Os investimentos para viabilizar uma loja de artigos esotéricos e de decoração temática são relativamente baixos. Com R$ 10 mil de aplicação inicial e R$ 5.000 de capital de giro, é possível começar.
No início, não são necessários funcionários: o próprio dono pode assumir atendimento e caixa.
Quando precisar de ajuda, não se esqueça de treinar muito bem a sua equipe para dar explicações.
Outra opção é manter uma livraria especializada em obras esotéricas. O investimento inicial é o mesmo, e o mais importante é ter uma "cara" bem definida para se diferenciar da concorrência das grandes livrarias, que também oferecem publicações na linha.


NÃO CONTE SÓ COM AS FORÇAS MÍSTICAS

- Tenha um mix bem variado de produtos. Como a maioria dos artigos é barato, é preciso seduzirem os clientes para comprarem mais.

- Escolha um ponto comercial em uma rua com intenso movimento de pedestres. A maioria das vendas é feita casualmente, sem planejamento prévio de consumidor.

- Shippings só são interessantes se você tiver dinheiro para gastar com aluguéis caros enquanto o retorno não vem. Galerias podem ser uma opção mais econômica.

- Conheça muito bem os produtos que comercializa. Muitos clientes procuram um "efeito mágico" (como sorte no amor) sem saber qual artigo está relacionado às sua metas.

- Manter um vitrine organizada e chamativa é fundamental. Muitos produtos cativam pela aparência "exótica".

- Para aumentar o público-alvo, ofereça também cursos de misticismo, promova jogos de tarô e de runas. Tenha uma seção de livros da área.





Destaques da Loja Virtual
AÇÃO EMPREENDEDORA

Este livro tem o objetivo de apresentar, de forma simples e direta, o que existe de melhor a respeito de ação empreendedora para que você tenha êxito ...

R$28,00