SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 04/02/2003
Autor: DIÁRIO DO COMÉRCIO
Fonte: Jorge Luiz da Rocha Pereira

O que o novo empreendedor precisa saber para ter sucesso

Abrir um negócio não é tarefa fácil. Exige pesquisa e disciplina. Veja o que é importante saber para virar um empreendedor de sucesso.

1 -Ter consciência clara do propósito de ser empreendedor. Porque quero ser empreendedor? 0 que pretendo alcançar com esta opção de vida? Muitos se tornam empreendedores por falta de outra opção melhor (principalmente no caso de perda de emprego e dificuldade de recolocação no mercado de trabalho). Este não é um bom começo. 0 empreendedor tem de desejar profundamente criar uma organização com uma missão clara. Tem de encarar o empreendedorismo como um caminho único de crescimento pessoal e de realização profissional.

2 - Escolher com cuidado quais produtos ou serviços deverá oferecer (escolher o negócio central da empresa). Essa é uma decisão estratégica crítica para o sucesso do empreendedor. E não basta saber claramente o que você quer fazer. É preciso ter consciência do que não se quer fazer. Essa escolha deverá ser guiada por alguns conceitos chaves: o que você tem verdadeira paixão em fazer? A paixão pelo negócio central da empresa é o combustível para sustentar a perseverança do empreendedor.É o que faz com que ele encare os obstáculos e dificuldades que certamente irá enfrentar como desafios e oportunidades.

0 que você pode melhor do que ninguém? 0 empreendedor precisa ter a habilidade de gerar vantagens competitivas continuamente sobre seus produtos e serviços. Por isso, a escolha do que fazer também precisa levar em conta o que ele poderá fazer melhor do que qualquer outra empresa no mundo.

Qual é o princípio econômico deste negócio? 0 empreendedor precisa compreender como se gera valor no negócio, para que possa estruturá-lo de forma lucrativa.

3 - Escolher para quem fornecer seus produtos e serviços. Muitos empreendedores desenvolvem produtos ou serviços fantásticos, mas fracassam porque não definiram corretamente seus segmentos ou clientes alvos. Defini-los é fundamental. 0 empreendedor precisa identificar os critérios de avaliação e escolha dessa clientela.

0 desenho do produto ou serviço deverá estar absolutamente alinhado com o perfil, necessidades e desejos de seus respectivos públicos alvos. Para isso, o empreendedor deverá pesquisar os segmentos alvos, perguntando pessoalmente para pessoas dentro do perfil alvo o que esperam deste fornecedor e de seus produtos e serviços.

4 - Escolher como poderá oferecer melhor seus produtos. e serviços aos clientes. 0 empreendedor precisa decidir como entregará ou realizará seus produtos e serviços. Estamos vivendo a Era da Experiência - portanto, é necessário planejar como proporcionar a melhor experiência de compra ou serviço possível para seus clientes. '

5 - Avaliar com cautela os investimentos necessários e o capital necessário para dar partida no negócio. 0 empreendedor normalmente erra ao gastar todo o dinheiro do FGTS ou de suas reservas na L hora de montar seu negócio próprio. Se ficar sem dinheiro, não terá como se segurar nos momentos difíceis.

6 - Identificar as oportunidades e ameaças ou riscos para o negócio. 0 empreendedor precisa constantemente pesquisar o mercado para identificar oportunidades que poderá explorar para expandir o negócio (exemplos:nichos de mercado, parcerias estratégicas etc. - situações externas que poderá aproveitar para crescer), e deverá criar estratégias para aproveitar tais oportunidades. Também deverá identificar as ameaças externas e riscos do negócio, procurando criar formas de se proteger ou atenuar esses riscos.

7 - Identificar os concorrentes e como estão posicionados. 0 empreendedor precisa encarar de frente seus concorrentes, procurando conhecer quais são seus pontos fortes e fracos. Todas as empresas têm pontos fortes e vantagens sobre outras, mas também têm seus pontos fracos que geram muitas oportunidades de diferenciação aos concorrentes. Quem são os concorrentes e como estão posicionados? Que produtos e serviços oferecem e como? Para quais Segmentos alvos? Quanto cobram pelos produtos e serviços?

Pontos fortes - 8 - Identificar seus próprios pontos fortes e fracos. 0 empreendedor precisa ter humildade para identificar seus pontos fortes e fracos. Precisa identificar o que sabe fazer melhor que os concorrentes, e o que faz mal ou pior que eles. A partir desta análise, você poderá elaborar estratégias de aprimoramento competitivo e, inclusive, decidir qual será o preço que deverá atribuir aos seus produtos e serviços.

10 - Definir como irá se diferenciar dos concorrentes. A concorrência é uma luta pela superioridade e pela diferenciação. 0 empreendedor deverá pensar em como poderá se diferenciar dos concorrentes. Para isso, poderá responder à pergunta: por que um cliente potencial escolherá comprar da minha empresa e não do meu concorrente? 0 que tenho de diferente?

11 - Identificar empresas para fazer alianças. 0 empreendedor precisa aprender a fazer alianças estratégicas com empresas que ofereçam produtos e serviços complementares, que agregarão valor mutuamente. Esta é uma estratégia fundamental para ajudar o empreendedor a construir sua marca.

13 - Estabelecer metas de curto, médio e longo prazos. 0 empreendedor precisa definir metas de desempenho para cada estratégia elaborada ao responderas perguntas anteriores. Só assim poderá monitorar seu sucesso estratégico e pensar em novas conquistas. Pensar no médio e longo prazos também ajuda a remover a visão imediatista que normalmente aflige os empreendedores que esperam ter sucesso imediato.

14 - Ter calma- para escolher as pessoas certas. Muitas vezes, a pressa em encontrar alguém para trabalhar com o empreendedor pode levá-lo a escolhas erradas. É preciso selecionar com cuidado os colaboradores. Esta regra vale principalmente para a escolha do sócio.

*Jorge Luiz da Rocha Pereira é consultor do Sebrae-SP.


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