SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 06/02/2003
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Pequena aposta em marketing diferenciado

Poucos recursos financeiros não são barreiras para os pequenos empresários deixarem de lado o marketing da empresa. Fugindo dos altos preços das ricas campanhas publicitárias, essas empresas estão buscando canais estratégicos de comunicação mais baratos e rápidos para atrair mais clientes e aumentar a receita no final do mês.

Entre as principais estratégias de marketing destacam-se: mala direta, telemarketing, participação em feiras e eventos, newsletter e web site institucional, treinamento da equipe de vendas e até mesmo as ações sociais, onde a imagem da empresa fica sempre relacionada ao benefício gerado a pessoas carentes. “O principal, nisso tudo, é ter em mira o cliente certo e fidelizá-lo, por meio dessas ações”, garante Jaime Jimenez, consultor de marketing da Sher Marketing.

Segundo Jimenez, anúncio é um tiro no escuro para as pequenas empresas. “Você não sabe quem vai atingir.” Já o marketing de relacionamento, no caso delas, é mais seguro. “Empresas desse porte precisam de giro rápido nos negócios. Isso só é possível indo direto para o cliente, e não procurando encontrá-lo numa massa”, explica o consultor. Além do mais é um serviço considerado barato. “Com R$ 5 mil, o equivalente a um dia de anúncio em uma revista de médio porte, uma empresa consegue fazer um conjunto de ações de marketing de relacionamento”, explica.

“Essas ações de marketing são não só viáveis, mas também vitais para a saúde da pequena empresa”, afirma Alessandro Basile, consultor da unidade de marketing para pequenas e médias empresas da Resolve! Global Marketing . “Um conjunto dessas ações traz, no mínimo, um aumento de 15% no faturamento do pequeno empreendedor”, afirma Basile.

Um dos trabalhos da Resolve! é ensinar essas empresas a usarem as ferramentas mais adequadas para alavancar os negócios. “A maioria das pequenas empresas não possui departamento de marketing interno”, diz Basile. Há 16 anos no mercado, foi há pouco mais de um ano que a empresa decidiu investir na demanda desse nicho do mercado. Nesse tempo, já foram realizados trabalhos com cinco pequenas empresas, entre concessionárias e produções artísticas.

Para Alexandre Lopes, diretor e consultor de marketing da Delta Ve , toda pequena empresa precisa aparecer e exibir o seu diferencial, e isso só é possível através do marketing. “No entanto, sempre recomendamos aos nossos clientes caminhos alternativos, como mala direta e treinamento de funcionários”, diz.

Com cinco anos no mercado, a Delta Ve atendeu mais de 100 clientes. Geralmente, após um trabalho de consultoria que dura cerca de um ano, a empresa chega a dobrar seu faturamento. “Tivemos clientes que aumentaram 400% sua receita após a implantação do nosso trabalho”, conta o especialista.


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