SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 14/03/2003
Autor: Diário Catarinense
Fonte: Diário Catarinense

Marketing na prática

Lições de marketing sem gastar nada. Isso foi o que aprendi na prática utilizando apenas a criatividade. Ninguém precisa fazer um MBA para aprender a fidelizar seus clientes, a ter um diferencial competitivo. A palavra-chave é a criatividade e a arte de enxergar o que o cliente realmente deseja. O que Kotler, o pai do marketing, teoriza é perfeitamente aplicável na prática sem custos exorbitantes. Fugir do que é igual para encantar e surpreender o cliente, proporcionando-lhe o melhor atendimento a fim de fidelizá-lo é o primeiro e constante passo a ser dado. Foi assim que surgiu meu sistema de encantamento aos clientes.

Tenho mais de 5,5 mil clientes cadastrados na minha banca de doces no centro do Rio de Janeiro. Faço promoções no Dia dos Namorados e em todas as datas comemorativas. Tenho um cartão de fidelidade que foi criado através de uma campanha para os clientes cuidarem dos dentes. Afinal, eu vendo doces e chocolates, que estragam os dentes. O cliente fiel tem um cartão onde existe o desenho de 32 dentes. A cada compra, ele ganha um visto em um dente e quando o cartão estiver completo, o cliente ganha uma limpeza. Ou seja, eu sujo os dentes dos meus clientes, mas depois mando limpar.

Todas as ações que promovo não custam quase nada e surtem grandes efeitos. Não adianta gastar milhões e não dar certo.

É fundamental ter um diferencial, fugir a todo instante do igual.


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