SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 08/04/2003
Autor: Guilherme Luiz de Oliveira Pereira*
Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Administração do tempo é fundamental para o sucesso

Neste século, o tempo se tornou o equivalente aos metais preciosos em outras épocas. Constantemente valorizada, essa matéria-prima vital continua a fomentar o crescimento das pessoas, empresas e economias.

Uma das definições de tempo "é um continum onde um evento sucede outro, do passado ao futuro". Hoje, a quantidade de eventos comprimidos em determinado intervalo, seja um ano ou um segundo, aumenta sem parar. Na era tecnológica, tornou-se um jogo em que todos querem estar à frente.

O advento da internet propiciou, a todos aqueles que estão conectados, em todos os lugares, poderem. ver a atualização de uma página da web num mesmo preciso mo mento, quer seja em São Paulo ou em Tóquio.

Vimos um grande aumento no número de equipamentos para poupar tempo que se tornaram disponíveis para todos nós, como telefones, fax, microondas, barbeadores elétricos, comidas congeladas etc. Todos contribuem para que façamos coisas em poucos minutos, mas mesmo assim, não temos tempo disponível para dedicar a nós mesmos e ainda nos sentimos com a sensação de "perda de tempo". Só para lembrar, um dos produtos mais produzidos no mundo atual, são os relógios - em torno de 500 milhões ao ano.

Quantas pessoas, ao término do dia, se perguntam: a que resultados nossa empresa chegou hoje? Fizemos 20 telefonemas, enviamos dez orçamentos, participamos de quatro reuniões com clientes e, não fechamos nenhum pedido. Estamos conseguindo administrar o nosso tempo, de for m'a-,a,, aproveitá-lo da melhor forma possível? Com certeza estamos longe

Para uma administração mais eficiente do tempo é preciso planejamento. Um programa que precisa ser cumprido rigorosamente. E, quem quiser ter sucesso profissional neste século, não pode ter desculpas para a questão tempo. Todo minuto pode e tem que ser aproveitado de alguma forma.

Há empresas que estão aproveitando todo o minuto de trabalho dos seus funcionários. Elas, com certeza, sairão na frente de companhias desorganizadas, que não dão valor para o fator tempo.

História - Em Alice no País das Maravilhas, Alice encontra o gato na árvore e lhe pergunta: gatinho poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui? Isso de pende do lugar para onde você quer ir, responde o gato. Essa passagem reflete o que acontece com a maioria de nós. A não ser que estejamos trabalhando com objetivos claramente definidos, de forma realista, vamos chegar a algum lugar e, talvez, venhamos a perceber que não estamos onde, realmente, gostaríamos de estar.

Se há algo que devemos fazer para sermos bem sucedidos no uso que damos ao nosso “pouco" tempo é planejar. Significa, na prática, identificar eventos futuros e trazê-los para o presente, de forma que possamos fazer alguma coisa agora. Na realidade, não podemos controlar tudo, mas podemos ter influência sobre a maioria das coisas, se cumprirmos um processo de forma correta, com início, meio e fim.

A eficácia com que se usa o gerenciamento do tempo pode construir ou destruir negócios tendo ainda um impacto tremendo em nossa vida. Portanto, pense e aja imediatamente.

*Guilherme Luiz de Oliveira Pereira é consultor do sebrae-SP


Destaques da Loja Virtual
TRANSFORMANDO CRISE EM OPORTUNIDADE

Diagnóstico e bases para um plano de desenvolvimento da aviação comercial brasileira
Autor: Nelson Jobim et al. Editora: José Olympio 2007 - 13...

R$15,00