SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 16/04/2003
Autor: Willians Rezende*
Fonte: Willians Rezende*

Criatividade em vendas nas empresas.

A criatividade é da maior importância para uma concepção moderna do processo de vendas. É um compromisso interior que temos conosco, significa não nos contentarmos com a imitação, com o lugar-comum, é sair da zona de conforto, do comodismo e conformismo.

O pensamento criativo é libertador. Criatividade na empresa significa diminuir custos, atender melhor e marcantemente o cliente, diferenciar produtos e serviços.
A mais importante técnica de venda não se aprende na sala de aula. Está dentro de nós mesmos, oculta. Somente cada um, individualmente, pode libertar essa força e coloca-la a serviço de nossa empresa. Dizem os especialistas que "Vender hoje é mais cerebro do que músculo". Temos que usar toda nossa inteligência e expertise para conquistar e manter clientes.

Podemos citar algumas qualidades básicas e desejáveis para o desenvolvimento do processo criativo:

Curiosidade: vontade de descobrir, estar aberto a novas idéias e posturas.
Flexibilidade: ter disposição de rever conceitos e valores.
Ousadia: gostar de riscos (calculados), empreender, aventurar.
Originalidade: ter idéias diferentes e relevantes.
Tolerância: aceitar o diferente, a ruptura, e ter visão empática com relação a seu semelhante (cliente).
Auto-estima: confiança, aceitação de sua diferença com relação aos outros.
Fluência: habilidade verbal, rapidez mental, capacidade de improvisação.

Como proposta para conseguir as mudanças que você precisa fazer, ou as atitudes que precisa reforçar, para alcançar a criatividade em vendas, faça uma revisão dos seus próprios valores de vida, identificando-os, e exercite a habilidade para lidar com clientes que tem valores diferentes dos seus.

Lembre-se que é preciso começar a agir já, para colher bons frutos no futuro.
A sua empresa não pode ser "mais uma", ou "uma qualquer", a sua empresa é a sua empresa, única, incomparável.

Há 3 tipos de empresas: as fazer acontecer, as que ficam observando e as que perguntam: o que aconteceu?. Qual delas seria sua empresa?

Autor:

Willians Rezende* é especialista em tecnologia da informação, pós-graduado em Marketing, Professor de Marketing e Recursos Humanos da Faculdade Faeste (www.faeste.com.br), Consultor e Palestrante da NWS Consultoria de Vitória-ES, (www.nwsconsultoria.com.br), gerente de desenvolvimento do site ÉSABER (www.esaber.com.br) especializado em EAD ( Educação a Distância ) e do FalaMensagem (www.falamensagem.com.br) portal de mensagens faladas via e-mail.


Destaques da Loja Virtual
CYBER CAFÉ

Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de um Cyber Café. Serão abordados assuntos relacionados ao merca...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)