SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/05/2003
Autor: Ricardo Von Dorff
Fonte: JORNAL DA GLOBO

Unidas pelo negócio

Mais da metade das micro e pequenas empresas brasileiras morrem antes de completar um ano. Um grupo de pequenos empresários achou um jeito de sobreviver: juntaram-se para cortar custos.

Sônia tem uma loja de roupas. Elisabete, uma cafeteria. A loja de cds é de Lenara. Cada uma é dona do próprio negócio, mas as três empresas dividem o mesmo espaço.

"A gente divide aluguel, condomínio, luz, água e até a propaganda. São custos que, sozinha, eu
näo poderia suportar”, diz a empresária Lenara Leal.

Este é um exemplo de condomínio informal. Não há estatísticas, mas segundo os especialistas, é uma tendência cada vez mais forte entre os pequenos empresários.

Segundo Luiz Carlos Floriani, do movimento nacional de micro e pequenas empresas, esta é uma tendência nacional por absoluta necessidade de sobrevivência.

E foi este o caso de uma lanchonete que vende batatas recheadas. Os custos estavam sufocando o negócio e o jeito foi formar um condomínio e dividir o espaço e as despesas com o Shushi Bar.

"A gente divide cozinha e até o garçom que serve os clientes. Foi a maneira de viabilizar o negócio e manter as portas abertas", diz o microempresário Marcelo de Lucca.

Para os especialistas em estruturação de pequenos negócios, duas regras são fundamentais para o sucesso de um condomínio. “A gente aconselha que escolham negócios complementares.", diz a consultora Cristiane Villela.

Segundo a dona da cafeteria Elisabete Silva, a pessoa entra pensando em comprar um cd, aí toma um café e já vê as roupas ao lado e, muitas vezes, compra uma peça. “O Importante é que um negócio alavanque o outro", completa.

E a segunda regra. “O mais importante é haver sintonia entre os sócios", diz a empresária Sonia Gomes.

“Antes de formar um condomínio é Fundamental que os parceiros se
Conheçam. É uma relaçäo de confiança, onde uma má avaliaçäo pode significar o insucesso de todos", completa.

Noventa e oito por cento de todas as empresas brasileiros são de porte micro ou pequeno. Elas têm enorme importância no mercado de trabalho brasileiro: empregam 53% de quem tem carteira assinada.


Destaques da Loja Virtual
AGÊNCIA DE VIAGENS

Este perfil tem como principal finalidade a apresentação de informações básicas a respeito a abertura de uma Agência de Viagens. Aqui serão abordados ...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)