SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/07/2003
Autor: Valor Online
Fonte: Valor On-line

Liderança: um modelo para cada momento

O papel da liderança nas organizações se converteu nos últimos anos numa das mais polêmicas questões do mundo dos negócios. Executivos, intelectuais, escolas especializadas em gestão, acionistas, consultores e a própria mídia, entre outros segmentos, construíram um grande debate para definir qual seria o estilo de liderança mais eficiente em tempos de insegurança, em tempos de mudanças rápidas e em tempos onde a criatividade e produtividade são fundamentais.

Entretanto, tem faltado foco nesta discussão. Não existe, a meu ver, um modelo de líder ideal para uma época, por mais identificado com os problemas e oportunidades de seu tempo que ele possa estar. Existe sim o homem certo, na hora certa, no lugar certo. Ou seja, é a fase de desenvolvimento de uma empresa, o momento do seu ciclo de vida, que dita as características ideais do comandante da operação, que define o perfil do líder ideal para determinada organização.

Na fase de criação de empresas familiares, por exemplo, o líder ideal é aquele sujeito ousado, visionário, que tem pouco a perder. Ele se identifica integralmente com o negócio e sabe operá-lo melhor do que ninguém. A grande motivação de seus companheiros de trabalho é segui-lo, justamente porque ele lhes traz a visão de futuro e do caminho que deve ser seguido.

Numa fase mais madura de desenvolvimento da empresa, entretanto, o grande piloto começa a precisar do apoio de outros interlocutores, pessoas que possam ajuda-lo a pensar e debater suas idéias, ou pelo menos checa-las. Este momento pode ser a primeira oportunidade de surgimento de um novo estilo de liderança na companhia. Aqui a característica principal passa a ser a visão estratégica e uma liderança que valorize os processos, os fluxos de tarefas e de comunicação. São esses requisitos que vão garantir no futuro a perpetuação da empresa nascida da inteligência e da ousadia do fundador.

Ainda imaginando que essa empresa consiga passar bem pela segunda fase de sua existência e se torne mais estruturada e organizada, fortalecendo suas operações, num terceiro round ela precisará novamente de um líder carismático. Ele será fundamental para leva-la a se diferenciar mais uma vez, garantindo a capacidade do negócio se reinventar continuamente, criando condições para sua sobrevivência e superação.

Esse líder da terceira fase não pode, por outro lado, ter exatamente as mesmas características que marcaram o líder fundador. Ele tem que saber valorizar o ciclo anterior e respeitar e reforçar os processos implantados, para que a empresa continue sua trajetória de sucesso.


Em outro cenário, os requisitos de liderança podem ser completamente distintos daqueles descritos até aqui. Vejamos os grandes conglomerados multinacionais, por exemplo. Estas organizações, que via de regra vivem estágios amadurecidos de existência, podem se dar ao " luxo " , por contarem com processos consolidados, de ter líderes muito diferentes entre si, com estilos que vão do autocrático ao colaborativo.

De qualquer forma, o momento de vida de uma empresa é que irá ditar o modelo de líder adequado para o sucesso dos negócios. Um erro de avaliação pode levar a desastres corporativos e estancar trajetórias potencialmente vencedoras.

Mas se por um lado, cada momento de uma empresa pede um líder com requerimentos específicos, por outro podemos identificar alguns pontos inerentes a todos aqueles que postulam ocupar o posto de comando dos negócios.

Um deles diz respeito à capacidade de descobrir novos líderes. O líder legítimo é aquele que ouve e estimula novas idéias, aquele que investe no desenvolvimento de seu time, abrindo oportunidades para o grupo e para os indivíduos sob seu comando. Outra característica vital para qualquer líder é estar profundamente alinhado com seus valores e vivê-los de uma maneira integral. Essa coerência é que permite produzir resultados excepcionais sustentados no tempo.


*Ana Maria Diniz é presidente da consultoria Axialent.


Destaques da Loja Virtual
CONEXÕES EMPREENDEDORAS: ENTENDA PORQUE VOCÊ PRECISA USAR ....

Conexões empreendedoras apresenta uma perspectiva diferenciada de possibilidades e aprendizados ao leitor, revelando caminhos a serem trilhados e cont...

R$23,00