SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 15/08/2003
Autor: Terciane Alves
Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO

Gari ensina motivação a executivos

A culpa foi do samba. O gari carioca Renato Lourenço, de 39 anos, conhecido como Sorriso, virou exemplo de motivação no trabalho. De segunda a sábado, varre ruas na Tijuca, das 6 horas da manhã até a uma da tarde.

Depois das 7 horas de trabalho, tem agenda tumultuada. Dá palestras sobre os cuidados com o lixo nas ruas, o segredo da alegria e o sucesso na profissão.

Já atuou como figurante em comerciais de TV. Recebe cachês irrisórios, mas diz não se importar, até porque as aparições lhe têm valido inúmeras conquistas.

A fama começou com uma transgressão. Ele varria a Praça da Apoteose no Sambódromo do Rio, no carnaval de 1997. Era intervalo de apresentação de escolas. Desafiado pelos colegas a mostrar que era bom de samba e corajoso, agarrou-se à vassoura. Sambou, pulou, imitou passos de mestre sala. Foi repreendido. "Meu chefe me deu bronca e mandou parar. A platéia inteira vaiou", lembra. "Quando ele viu aquele monte de gente ao meu favor, então, aprovou a minha dança".

Sorriso sambou e saltou ainda mais. Os fotógrafos clicaram as piruetas do gari, aos pulos, com pés bem longe do chão. Dias depois, lá estava ele, foto estampada em vários jornais. Desde então, sua vida mudou. Fez ponta em comerciais da C&A, deu entrevista nos programas de Jô Soares e de Astrid Fontenelle. "As portas estão se abrindo". Seu feito mais famoso foi o encontro com a mãe do presidente dos Estados Unidos, quando veio ao Rio.

"Dei até um beijo na Barbara Bush. Chamei a atenção dela, cheguei perto e...

Para executivos - Na quarta-feira, o gari subiu ao grande auditório do Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, para dar uma palestra de 15 minutos a presidentes de empresas, gerentes e diretores de recursos humanos, durante a 29.ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh).

Fez questão de usar sua roupa de gari. "O segredo para se dar bem na carreira é o respeito ao próximo," disse, no palco. À vontade com o microfone, recebeu aplausos da platéia. Ele foi um dos "anônimos notáveis" convidados pelos organizadores do Conarh, para a mesma sessão na qual estava o dançarino Carlinhos de Jesus, com quem veio no avião, a jogadora de basquete Magic Paula, e o ator Raul Gazolla. Todos para falar da carreira.

Sorriso faz jus ao nome. Cita Deus várias vezes, dá gargalhadas de suas complicações e puxa conversa, como se conhecesse quem acabou de ver há muitos anos. Hiperativo, enquanto conta uma história sai correndo para buscar o celular. "Sabe como é, pode surgir algum evento de última hora", desculpa-se. Atento , pergunta se as frases que diz estão bonitas e demonstra prazer em deixar encabulada a esposa, Fátima Maria da Conceição, tímida e mais reservada. Rotina - Mesmo com o sucesso, o gari Lourenço, acorda às 4h15 da madrugada. Enfrenta duas horas dentro de dois ônibus até chegar ao trabalho. No caminho, dá autógrafos. Às terças e quintas, vai à escola, fazer o telecurso para terminar o ginasial. Graças à fama, ganhou uma bolsa de estudos de aula de dança na Escola Jimme, onde vai todas as noites, das 18h às 22h. Seu sonho é viver da dança. "Durmo umas três horas por noite, mas estou satisfeito. Comigo não tem tempo ruim."

Ele gosta de frases de efeito. "Sou gari e levanto a mão para o céu. A fama é como uma vela em frente ao ventilador. Se você ligar o ventilador, ela pode se apagar". Uma dica para os executivos: "Esquecer o preconceito e a discriminação". "Você tem de ir trabalhar todos os dias pensando que, não importa o cargo, todos somos iguais. Veja só, eu já desfilei na passarela do São Paulo Fashion Week no mesmo dia do Paulo Zulu", lembra. E completa:

"Será que dá para mandar um abraço para os meus colegas de trabalho?"


Destaques da Loja Virtual
UMA DUPLA QUE FAZ ACONTECER: GUIA COMPLETO DE EMPREENDEDORISMO

Inspirado na vida de dois jovens empreendedores, o livro fala de ideias, talento e da enorme disposição para transformar sonhos em realidade. Ao utili...

R$37,00