SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/09/2003
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Micro e pequena são foco de curso que ensina a cortar custos

Item número um na lista de prioridades das empresas — a redução de custos — torna-se ainda mais essencial para o universo das micros e pequenas. O projeto Produção Mais Limpa permite a esse nicho empresarial cortar gastos em pelo menos 20%, além de reduzir o nível de resíduos eliminados preservando o meio ambiente.

O conceito de produção mais limpa consiste na aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva, que é integrada aos processos, produtos e serviços para incrementar a eficiência geral e reduzir riscos e custos às pessoas e ao meio-ambiente.

Criado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto já existe em dez Estados do País, entre eles, Piauí, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Norte.

Entre as micros e pequenas que já implantaram o projeto estão empresas das áreas de alimentos, polpas de frutas, sucos, frigoríficos de aves, abatedouros e panificação.

Também são beneficiadas empresas do ramo da farmácia — manipulação de medicamentos —, construção civil, vidros e cristais.

Segundo a coordenadora do programa e gerente da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae, Maria Bethânia Costa Moreno, o projeto Produção Mais Limpa tem a preocupação de aumentar os benefícios para as micros e pequenas empresas, com a redução de custos, otimização do uso de matérias-primas, melhoria na qualidade de produção e eficiência do processo.

“Queremos proporcionar a redução de resíduos, juntamente com a diminuição de custos com a matéria-prima que é desperdiçada durante a produção. Além disso, o micro e o pequeno empresários não prejudicam o meio ambiente.”

Segundo a coordenadora, é possível reduzir em até 20% os custos das empresas, principalmente em relação à água utilizada nas fábricas e também ao melhor aproveitamento das matérias-primas, que eram subutilizadas e também sobre formas de armazenar o produto final e evitar, assim, o desperdício. O programa consiste no treinamento e formação de consultores na área de ‘produção mais limpa’.

Os alunos realizam projetos-piloto nessas empresas e apresentam os resultados obtidos ao final do curso. Mais de 150 alunos já foram capacitados.

“O principal objetivo da formação dos consultores é a implantação dos conhecimentos de produção mais limpa nas empresas, e dessa forma, multiplicar o conteúdo aprendido durante o curso. Esse tipo de produção pode ser realizada em qualquer tipo de processo industrial”, diz Maria Bethânia.


FABRICANTE DE POLPA ECONOMIZA ÁGUA E INSUMOS

O programa ‘Produção mais Limpa’ já colheu frutos em Sergipe, onde foram formados mais 18 consultores, que fizeram projetos-piloto em nove empresas de diversos setores da indústria e comércio.

A Pomar Indústria e Comércio , que produz polpas de frutas e sucos, foi uma das empresas que obteve redução de custos e diminuição dos resíduos eliminados no meio ambiente.

Segundo a proprietária da Pomar, Glícia Aragão, a indústria conseguiu aproveitar melhor a polpa retirada das frutas usadas na produção, como o cajá e a mangaba. Com isso, houve uma redução de custos da ordem de 15%.

“Antes, nós aproveitávamos apenas 950 gramas por quilo de fruta. Com o programa, já utilizamos toda a fruta para produzir as polpas.”

A empresária diz ainda, que houve uma economia significativa com a água utilizada para lavar as frutas. Por ano, a empresa irá reduzir em 8,5 mil litros o volume de água usado para a lavagem da polpa.

A quantidade de água usada para lavar o piso da fábrica por quantidade de fruta passou de 480 ml, para 180 ml. A quantidade de resíduos com as frutas, foi diminuído a zero, uma vez que a polpa é toda aproveitada. Além disso, houve redução do risco de contaminação do ar na área de processamento.

“Os consultores nos trouxeram uma economia grande, que poderá ser revertida em melhoramentos para a indústria e aumento da produção. E parte dessa economia é direcionada para melhorar o meio ambiente.”


Destaques da Loja Virtual
GUIA DO FRANQUEADO: LEITURA OBRIGATÓRIA PARA QUEM QUER COMPRAR ..

O Guia do Franqueado não fala superficialmente de franchising, mas analisa com profundidade como você pode ser bem-sucedido por meio deste moderno sis...

R$38,00