SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 09/10/2003
Autor: VALOR ECONÔMICO
Fonte: Débora Guterman

Cliente é pouco fiel, mostra pesquisa

A fidelidade está em baixa entre os consumidores. Pesquisa realizada pela LatinPanel revela que cada vez mais brasileiros experimentam os produtos de marca dos locais de venda, mas poucos os colocam no carrinho.

O número de consumidores que provam um sabão em pó de marca própria, por exemplo, mais que triplicou em três anos. Mas, das 12 vezes em que o brasileiro compra tal produto no ano, somente em duas leva para casa o de marca própria.

"A motivação do consumidor é com a imagem e não com o preço no caso dos produtos de limpeza e de higiene", afirma a diretora comercial da LatinPanel, Ana Cláudia Fioratti, responsável pelo estudo "Consumidor Brasileiro - Comportamento de Compra". Para compor esse perfil, a empresa consultou 6,3 mil domicílios no país, em municípios com mais de 10 mil habitantes, sobre oito cestas de produtos - alimentos, carnes e aves, hortifrutigranjeiros, frios e queijos, limpeza, higiene pessoal, pães e bebidas não-alcoólicas. A amostra representa 86% do potencial de consumo nacional.

O maior grau de lealdade está na padaria. Dos 30% de consumidores que degustam um pão feito em um supermercado, 20% voltam a comprá-lo.

Os supermercados e hipermercados também não estão conseguindo manter seu lugar cativo. De 2000 para cá, a participação das vinte maiores cadeias diminuiu de 24% para 20% no mercado. Isso porque continuam espaço quase exclusivos das classes mais altas, sem capacidade de atrair as faixas de menor renda, que ainda preferem as lojas de vizinhança, pela comodidade.


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