SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 12/01/2004
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Onde colocar informações vira decisão empresarial estratégica

Para consultores, a primeira etapa a ser definida pelas empresas menores é entender o que se entende por uma perda de dados aceitável para a empresa

O crescimento do mercado de storage promete abrir caminho, para a redução de custos e para facilitar que pequenas e médias empresas tenham acesso a esse tipo de solução. Esse nicho, tradicionalmente mais sensível aos custos altos, começa a ter opções mais baratas, seja por meio de financiamento ou soluções mais simples que se adaptem à realidade de negócios de menor porte.

"Identificamos uma demanda grande entre as empresas menores e pretendemos aumentar o número de canais este ano, para chegar com mais eficiência nesse setor", comenta Francisco Moltedo, da Storagetek. Os fornecedores de soluções ainda encontram, no entanto, dificuldades de convencer essas companhias da importância de fazer um armazenamento de dados bem feito. Vale lembrar que, ao se falar em empresas menores, as soluções de storage se resumem basicamente em replicação e armazenamento dos dados.

Para Cesar Zarza, da Computer Associates, um dos grandes problemas é que as pequenas empresas não têm justamente cultura de investir em backup. "Elas só passam a se preocupar depois que acontece o primeiro acidente. Nesses casos, elas vão tentar recuperar depois as informações perdidas e podem acabar gastando até mais do que se tivesse investido em uma ferramenta", observa.

Para consultores, a primeira etapa a ser definida pelas empresas menores é entender o que se entende por uma perda de dados aceitável para a empresa e conferir qual será o impacto no negócio, se aquelas informações forem perdidas. A partir daí, as companhias podem comparar esse valor com o custo de fazer backup dos dados. Depois, é preciso saber se aqueles dados mais importantes realmente foram guardados em local seguro e que poderão ser acessados quando precisar.

Em boa parte dos casos, isso basta. A decisão de partir para soluções mais elaboradas como soluções de gerenciamento das informações deve ser avaliada com cautela. Algumas soluções que envolvem hardware e softwares podem custar em tornon de US$ 600 mil.


Destaques da Loja Virtual
EMPRESAS FEITAS PARA SERVIR

Empresas feitas para servir defende a necessidade de uma mudança profunda na filosofia e na prática dos negócios. Você irá entender que o que permite ...

R$23,00