SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 06/04/2004
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Gestão integrada reduz custos nas empresas

Uma nova tendência em gestão começa a ganhar adeptos em multinacionais e empresas brasileiras. Trata-se de substituir a administração baseada em áreas e departamentos pela gestão de processos. A novidade integra diversas áreas da empresa, como logística, vendas, financeiro e marketing. O objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade.

Na indústria automobilística, por exemplo, a gestão de processos é empregada para definir padrões de operação que sirvam todos os países onde atuam. No setor de bens de consumo, permite criar uma equipe de atendimento especial para clientes chave ou canais de venda diferenciados. A Johnson & Johnson implementou, em 2000, a metodologia e, segundo ela, obteve resultados positivos.

O Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (IADI) desenvolve desde agosto de 2003, fóruns de discussão sobre o assunto, mensalmente em sua sede em São Paulo. Entre os cases apresentados está o da Serasa, empresa de processamento de dados e crédito. A empresa fez uma reestruturação em um sistema no qual o desenvolvimento estratégico é formado por equipes multifuncionais, que orientam a administração para a ação. A idéia é aproveitar melhor as contribuições individuais e competências interdisciplinares.

- As melhorias na gestão dos processos relativos ao produto representam uma importante evolução da Serasa ao longo dos últimos anos. De dois produtos básicos, não segmentados ou personalizados, a Serasa evoluiu para um completo portifólio denominado Solução Integral de Crédito, que agrega tecnologias de crédito e telemática, possibilitando o desenvolvimento de soluções sob medida e no prazo para atender às necessidades dos clientes - diz Eduardo Mimori, assessor líder da qualidade da Serasa. Os líderes de cada foco são responsáveis pela convergência de esforços para o alcance dos resultados. Regras e orientações guiam os funcionários, assegurando um entendimento total.

O engenheiro Dieter Kelber é diretor e fundador do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual. Criado há três anos, o IADI apostou na gestão de processos como tema de seus cursos por acreditar ser um assunto pouco explorado. Na administração hierárquica, cada setor era um mundo a parte, mesmo que os processos sejam os mesmos. A gestão de processos faz a padronização de tudo que tenha alguma relação. É basicamente escolher o melhor e repetir nas outras unidades. "Os chefes de vários departamentos não gostam da idéia por perderem poder de decisão, já que neste processo, o operacional fica separado do estratégico", afirma Kelber.

As multinacionais trouxeram este estilo de gestão para o Brasil, e logo foi introduzido nas outras empresas brasileiras, como a Ambev e Embraer. Para Kelber, o gestor de processos passa a ser uma profissão e figura chave na empresa. Ele sai da função de especialista e generalista, obrigado a conhecer todo o processo da produção.

Em São Paulo, o IADI está trabalhando em conjunto com a universidade alemã de Saabrücken, para a criação do primeiro MBA em gestão de processos no País. Segundo Kelber, atualmente, os alemães dominam o assunto no cenário mundial. Ele conclui sintetizando a questão: são várias áreas unidas, trabalhando de forma otimizada e sem concorrência entre si, em prol do objetivo da empresa - produzir mais com menos perdas.

O consultor de gestão Ricardo Sacramento Costa acredita que a estrutura de processo utilizada dá mais foco na produção e distribuição, mas pode trazer problemas na eficiência, pois são necessárias muitas pessoas envolvidas. Ricardo diz que é um processo arriscado e a empresa precisa refletir muito sobre o caminho que irá traçar. As duas formas de administração são válidas. "Enquanto a gestão de processos está centrada na otimização da produção, a gestão por departamentos preza pela eficiência. A empresa deve ter maturidade para decidir qual processo será utilizado por ela".

Serviço

IADI:0xx -11 -3259-0505;site - www.iadi.org.br


Destaques da Loja Virtual
TOMANDO DECISÕES

Ser bem-sucedido como gerente se resume à sua habilidade de tomar decisões.Decisões sábias levarão você e sua empresa para a frente; escolhas pobres ...

R$17,00