SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/04/2004
Autor: Radiobras
Fonte: Radiobras

Trabalhadores por conta própria representam 22,3% da população ocupada

Os trabalhadores por conta própria são o segundo maior grupo de trabalhadores no Brasil, concentrando 22,3% da população ocupada. A informação faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para 2002, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A região Nordeste contribuiu com cerca de 34% dos trabalhadores por conta própria no Brasil, um pouco abaixo da Região Sudeste, que concentrou 37%. Próximas nos percentuais dos contigentes de trabalhadores por conta própria, há disparidades entre as duas regiões quanto às características de rendimento e de proteção no mercado de trabalho dos autônomos. No Nordeste, apenas 4,2% dos trabalhadores por conta própria contribuíam para a previdência social, enquanto no Sudeste, o percentual era de 22,1%.

A baixa taxa de contribuição previdenciária desses trabalhadores (13,9%) e o rendimento familiar restrito (48,2% pertenciam a famílias cujo rendimento médio per capita era de até ½ salário mínimo) são evidências da necessidade de políticas de inclusão social que garantam uma melhor qualidade do emprego e proteção social.

A proporção de pessoas que não contribuem para a previdência social se manteve em relação ao ano anterior: 54,8%. A permanência deste patamar elevado, associado ao crescente desemprego e ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros impactam no défict da previdência social.


Destaques da Loja Virtual
GESTÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS

As técnicas de mensuração de ativos sempre deram ênfase no passado para determinar o quanto vale o negócio e quanto a empresa pode captar de recursos ...

R$45,00