SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 28/04/2004
Autor: Anacleto Ângelo Ortigara
Fonte: A NOTÍCIA

Prefeito empreendedor

A sociedade catarinense conhece hoje à noite o vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em sua etapa estadual. O objetivo do Sebrae com a iniciativa é o de identificar, avaliar e reconhecer, com essa premiação, as ações realizadas pelas administrações municipais para estimular o surgimento de novos negócios e fortalecer as empresas de pequeno porte como instrumentos de geração de emprego e renda.
Os desafios no combate ao desemprego e de suas conseqüências evidentes, como o aumento da violência urbana e a favelização das cidades, certamente estão na agenda diária da maioria dos prefeitos brasileiros.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor está na terceira edição e vem sendo concedido a administradores públicos municipais que realizem ações com resultados concretos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos locais, agindo como instrumento de evolução econômica e social de suas cidades.
O município é a arena inicial do empreendedor, pois é ali que ele ensaia seus primeiros passos no mundo dos negócios. Cabe ao administrador municipal ter a sensibilidade para se transformar num indutor do crescimento empresarial. Ao alcance dos prefeitos existem vários mecanismos, como o tratamento diferenciado pelas leis municipais, notadamente tributos, a disponibilização e a melhoria de infra-estrutura, políticas de apoio ao desenvolvimento do mercado local e regional, acesso ao crédito e à capitalização de iniciativas de pequenos e microempresários.
O prefeito empreendedor é aquele que lança mão de políticas de estímulo ao acesso à tecnologia, à capacitação de recursos humanos e ao empreendedorismo. Estimula as representações do segmento de micros e pequenas empresas, apoiando a cooperação e o associativismo. Os projetos, programas, leis e toda e qualquer ação objetiva nesse sentido não precisam ter sido iniciados na atual administração. Basta que ela esteja empreendendo esforços no sentido de mantê-los ativos, atualizados e melhorados, e com isso venha colhendo resultados efetivos.
Na solenidade desta noite, prefeitos de 48 municípios catarinenses vão receber o selo Prefeito Empreendedor, porque tiveram seus projetos aprovados segundo critérios de pontuação do Sebrae. Dos sete finalistas deste ano, Chapecó, Florianópolis, Presidente Getúlio, Seara, Maravilha, São João Batista e Tubarão, os três últimos são os vencedores. Um deles será o grande vencedor estadual, que vai representar Santa Catarina na etapa regional, em busca do reconhecimento nacional.
Estamos convencidos de que a transformação do País passa pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas, e ações como esta iniciativa estimulam a gente a pensar que trilhamos o caminho certo. Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram desta edição do certame.

Anacleto Ângelo Ortigara, diretor técnico do Sebrae/SC


Destaques da Loja Virtual
CONEXÕES EMPREENDEDORAS: ENTENDA PORQUE VOCÊ PRECISA USAR ....

Conexões empreendedoras apresenta uma perspectiva diferenciada de possibilidades e aprendizados ao leitor, revelando caminhos a serem trilhados e cont...

R$23,00