SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 25/05/2004
Autor: RENATO FONSECA DE ANDRADE
Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO

Novo negócio não deve ser uma aventura

A abertura de uma empresa sempre estará sujeita a inúmeros riscos e a chance do negócio fracassar é muito alta. Será que isso é verdade? É claro que, em se tratando de negócios, o fator risco sempre estará presente. Entretanto, tomar a frase anterior ao pé da letra pode fazer parecer que o sucesso de um empreendimento seja obra do acaso. E não é.

Muitas pequenas empresas de sucesso têm conseguido bons resultados por causa de uma combinação simples, que na prática representa uma grande percepção do empreendedor no planejamento do futuro negócio. Esses resultados positivos são frutos de um negócio montado para atender às necessidades do seu público de forma coerente. Isso mesmo, esse negócio está explorando uma oportunidade através da oferta de produtos ou serviços adequados ao seu público, em termos de preços, distribuição, ambiente, atendimento, qualidade, etc.

Uma oportunidade de negócio acontece quando a oferta de uma idéia encontra-se com a necessidade de alguém disposto a pagar por ela. Assim, o empreendedor deve estar convencido de que a idéia é uma oportunidade. Para isso, deve caracterizar a oportunidade através de uma imersão no mercado e nas características do negócio.

Vamos exemplificar: Um empreendedor teve a idéia de montar uma sorveteria, principalmente porque percebeu que os dias de calor eram cada vez mais constantes. Todavia, sabendo que seu sentimento pessoal não era suficiente para caracterizar a oportunidade, procurou identificar na cidade os locais onde estavam as principais sorveterias. Procurou diversas fontes e descobriu que em um bairro populoso não havia sorveteria. Achou que, talvez, fosse menos arriscado iniciar um novo negócio ali. Decidiu concentrar seu levantamento de informações no bairro. Todos os dias, dirigia-se para lá e passava um tempo observando as pessoas, hábitos, conversando com moradores. O resultado foi que ele se convenceu de que sua idéia significava um negócio em potencial. Podia então abrir a empresa? Não, ele precisava verificar a viabilidade do negócio. Mesmo uma boa oportunidade pode não ser viável. A verificação da viabilidade do negócio auxilia o empreendedor na identificação de algumas importantes informações, como o investimento a ser feito, o prazo de retorno, lucro, o processo a ser desenvolvido, etc.

Entre várias atividades, o empreendedor conheceu sorveterias, fez cursos, conversou com fornecedores, detalhou o perfil do público, fez simulações financeiras e montou um plano de negócios sob medida para o bairro. Dessa forma, conseguiu combinar a oportunidade identificada com a coerência do negócio em relação a essa oportunidade. E é claro que estará iniciando a atividade com muito mais consciência e com menos riscos.

Assim, sempre que tiver uma idéia de negócio, pergunte-se: estou realmente convencido de que se trata de uma oportunidade? É o primeiro passo de uma caminhada que pode levar ao sucesso. ¦

Renato Fonseca de Andrade é consultor do Sebrae-SP


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