SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/06/2004
Autor: Thiene Barreto
Fonte: Jornal do Commércio

Observação para traçar estratégia de marketing

Encarar os funcionários como clientes, estar atento não apenas aos resultados, mas também aos processos, e procurar saber sobre traços pouco conhecidos dos consumidores são comportamentos essenciais para os gestores da área de Marketing, na avaliação do professor francês Franck Cochoy, da Université de Toulouse lê Mirail (Toulose II).

Especialista em Antropologia do Consumo, o sociólogo acredita que sabendo detalhes globais e regionais do mercado, a possibilidade de erro no lançamento de produto ou serviço diminui.

– Ficando atentos a itens pouco abordados, como a religião e as preferências políticas, os profissionais de Marketing e Administração já saem com uma vantagem competitiva – explicou o especialista em palestra na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Segundo Cochoy, trabalhar variáveis muitas vezes ignoradas pelos pesquisadores, como sexo do entrevistado e se ele é fumante ou não, pode trazer descobertas positivas para a estratégia das empresas.

– Acredito na eficácia das pesquisas qualitativas, porque o consumidor tem mais liberdade para dar suas impressões sobre determinado produto ou serviço. Ao mesmo tempo é preciso mais cautela para lidar com a abrangência das respostas – comentou.

O professor francês alertou ainda sobre a importância não apenas ao resultado de um projeto, mas também do processo em si.

Segundo Cochoy, os profissionais costumam atribuir o fracasso de um produto apenas à rejeição por parte do consumidor, mas o que acontece algumas vezes é uma coordenação equivocada das empresas no início do processo. “O cliente também está dentro da companhia”, afirmou.


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