SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 08/07/2004
Autor: PANORAMA BRASIL
Fonte: PANORAMA BRASIL

Governo estuda capitalização das cooperativas de crédito

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, informou ontem, durante a comemoração do Dia do Cooperativismo, que existem negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a criação de uma forma para a capitalização das cooperativas de crédito.

“Estamos perto de fazer isso”, afirmou o ministro “aí, teremos dado passos significativos para que o sistema cooperativista possa caminhar com as próprias pernas, como acontece nos países mais desenvolvidos do mundo”.

Existem hoje no Brasil 7.355 cooperativas com mais de cinco milhões de cooperados. Esses organismos geram 182 mil postos de trabalho e são responsáveis por 30% da produção de alimentos do País. O faturamento anual do setor chega a R$ 25 bilhões.

Segundo estatísticas da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), existem 7.355 cooperativas no País, sendo 1.115 do ramo crédito — os dados são de dezembro de 2003.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à cerimônia, afirmou que as cooperativas de crédito são uma oportunidade para a população obter empréstimos a taxas de juros abaixo das cobradas pelo mercado.

O presidente Lula disse que quando entrou no governo existiam muitos obstáculos que impediam a formação desse tipo de cooperativas. “Eu não consigo compreender por que alguém vai ao banco tirar dinheiro com cartão de crédito para pagar 12% de juros ao mês. Deveria não ir porque aí acabaria isso. Eu não consigo compreender por que as pessoas não se organizam em cooperativas de crédito para sair do sistema financeiro que cobra juros exorbitantes”, afirmou.

O presidente da OCB, Márcio Lopes, pediu a definição de um marco regulatório para o setor. “Para que as cooperativas possam desenvolver, nós precisamos de um marco legal atualizado. Precisa haver uma definição do ato cooperativo em cada uma das áreas de atuação”.

O presidente da organização das cooperativas pediu a definição de marco regulatório


Destaques da Loja Virtual
TURISMO RURAL - V.6

Conjugando-se beleza natural, estrutura e equipamentos adequados nos ingredientes básicos de que os para abrir um empreendimento nesta área. Na realid...

R$10,00