SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/07/2004
Autor: Valor Online
Fonte: Valor On-line

Sem eficiência nos processos, não há sucesso nos negócios

Mais do que nunca mergulhadas em gigantescos esforços para sobreviver e obter lucro, as empresas em todo o mundo começam a repensar seus modelos de administração. Como acontece nos Estados Unidos e em países europeus, as companhias brasileiras passam a utilizar a gestão de processos ou Business Process Management (BPM).

A metodologia é adotada para desenvolver ao máximo seus recursos internos, aumentar a eficiência e os resultados gerais. E essa tendência é apresentada internacionalmente nos mais importantes seminários de gestão empresarial. Para entender melhor como isso acontece, é necessário fazer um retrospecto sobre o cenário tecnológico que marcou as últimas duas décadas.

Nos anos 80, vivemos o auge da indústria de hardware" principal motor a impulsionar a automação de muitas tarefas repetitivas. Não dependentes dos equipamentos e dos softwares a eles vinculados, as empresas acabavam algumas vezes se tomando "reféns" dos fabricantes de computadores. A padronização do hardware e a chegada de potentes bases de dados na década de 90 permitiram o desenvolvimento de softwares independentes dos computadores utilizados, acabando assim com a "ditadura do hardware".

Nessa época, novos atores entraram em cena: as empresas de consulto ria. Afinal, era necessário ajudar as organizações a implementar softwares mais inteligentes, que além de automatizarem tarefas repetitivas eram capazes de oferecer funcionalidades ligadas aos negócios. Esta segunda etapa demandou, num curto espaço de tempo, grandes investimentos financeiros e de mão-de-obra para incorporar tecnologia sofisticada. Embora a maior parte dos projetos tenha atingido resultados positivos, ficaram, porém, muito abaixo do esperado. Como as empresas operam cada vez mais com sistemas tecnológicos similares, quando não iguais, o diferencial de cada um depende bastante da eficiência de seus processos e da competência de seus colaboradores. Claro que a importância das pessoas não é novidade, porém, ficou encoberta pelo grande desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos. . Agora se compreende melhor que bons desenhos operativos e suporte tecnológico de primeira linha são essenciais. Mas somente trarão resultados se as pessoas os utilizarem de forma adequada. Por outro lado, o cenário atual requer um grau muito alto de colaboração entre empresas e pessoas para competir com sucesso. A formação de equipes internas e a integração com fornecedores, canais e parceiros em geral, passaram a ser um fator crítico de sucesso ("Have your workflow call my workflow" - Margie Virdell - IBM Web Services World). A colaboração trouxe a necessidade de integração. E integração significa fazer junto, compartilhar atividades e experiências.

É esta a definição de processo. Portanto, para gerenciar uma organização e suas formas de trabalho, atualmente, é necessário administrar processos. Portanto, quando falamos em Business Process Management, não estamos falando de tecnologia, mas de uma nova forma de empresas e colaboradores se organizarem para desempenhar suas atividades. O sucesso, por sua vez, dependerá de quem melhor conseguir dispor de quatro atributos fundamentais ao uso do conhecimento em negócios:
. Perfil de pessoas adequado à cultura da organização
. O estoque de conhecimento que ela deve aportar;
. Sua integração e o relacionamento na rede interna;
. O posicionamento e a qualidade com os quais a organização se insere na rede externa;

Essa movimentação das empresas em tomo da gestão de processos marca, assim, o início de uma nova era de transformação organizacional. O desafio agora é colocar a tecnologia a serviço da gestão de processos para mudar, organizar e motivar pessoas de forma alinhada, como exige a inovação dos negócios.

Luis Alberto Piemonte é presidente da Business Processes School


Destaques da Loja Virtual
CRECHE E BERÇÁRIO

Este perfil tem como principal finalidade a apresentação de informações básicas a respeito a abertura de uma Creche e Berçário. Aqui serão abordados a...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)