SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 05/10/2004
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Maior produtividade via portais corporativos

Considerados uma importante ferramenta de gestão do conhecimento e, principalmente, um eficiente canal de comunicação empresarial, os portais corporativos estão sendo adotados pelas empresas como uma solução para aumentar a produtividade, gerar novos negócios e, em alguns, reduzir custos operacionais. Custando, em média, R$ 400 mil, esta ferramenta virtual é utilizada pelos Recursos Humanos das companhias ¿ em sua maioria, de grande porte ¿ para treinar, capacitar e estimular a cooperação entre os profissionais.

Os benefícios não param por aí. De acordo com Gabriel Renault Magalhães, consultor especializado em portais corporativos, a ferramenta on-line ainda traz economia para o bolso do empresário. ¿O portal faz com que as informações fluam melhor pela corporação, dando mais dinamismo para todos os processos (rotinas) corporativos. E como as pessoas acabam trocando informações atualizadas pela ferramenta, a tomada de decisão estratégica fica mais rápida e eficiente¿, pontua.

Magalhães sintetiza que, na maioria das empresas, cerca de dois terços da informação estratégica se encontram guardados no computador do funcionário, ao invés de estarem compartilhados em um banco de dados. ¿Se a empresa adota o portal corporativo em sua infra-estrutura, esta situação pode ser evitada, já que ela estimula o profissional a compartilhar a informação¿, diz o consultor.
Buscando essas vantagens e, também, disseminar a cultura digital em seu ambiente empresarial, o Banco Rural foi uma das empresas que investiram em um portal corporativo. Para colocar no ar sua ferramenta virtual, de acordo com Rodrigo Battela, consultor de tecnologia da informação do Banco Rural, a instituição financeira mineira gastou cerca de R$ 350 mil.

¿O portal é estratégico para o banco, pois interliga diversas áreas e, também, a superintendência das agências. Com isso, conseguimos transformar o portal em uma fonte primária de informações do grupo¿, conta o executivo. Battela explica, ainda, que o portal ajudou a instituição na otimização de processos corporativos. ¿Muito trabalho que estava no papel ou era feito manualmente passou a ser feito por ele¿, diz. ¿Outra importante aplicação que a ferramenta on-line teve foi no treinamento dos funcionários do banco¿, acrescenta.

A Promon , empresa especializada em tecnologia da informação e engenharia, conseguiu, de acordo com Werthen Krause, gerente de engenharia de software, reduzir custos operacionais com seu portal coorporativo.
¿Unificamos, através dele, várias áreas da empresa. Com isso, eliminamos etapas de trabalhos, reduzindo, assim, custos. O valor é baixo, no entanto considerável e importante para nós¿, enfatiza o executivo, que não revela o montante investido. ¿Mas tudo isso foi possível porque o portal corporativo foi desenhado para que todos os funcionários o utilizassem, depositando nele todo tipo de conhecimento e informações estratégicas¿, completa.
A Promon, que fatura mais de R$ 600 milhões por ano, disponibilizará, em 2005, um braço de seu portal ¿ considerado hoje uma ferramenta estratégica ¿ para seus clientes e parceiros. ¿Nossa idéia é interagir mais com eles e, também, gerar mais oportunidades de negócios. Além de, é claro, ter um eficiente canal de comunicação e troca de informações.¿, afirma.

Muito usado pela iniciativa privada, o portal corporativo também está conquistando o setor público. A Multirio , empresa de multimeios da Secretária de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, está em fase final de conclusão de sua ferramenta virtual de gestão do conhecimento.
Segundo Eduardo Meirelles, diretor de tecnologia da informação da Multirio, o serviço será usado como mapeamento de informações culturais produzidas pela Multirio e, também, como um banco de informações de projetos realizados pela entidade. ¿Produzimos muitas iniciativas, porém elas se perdem porque não temos uma gestão da informação eficiente. Com o portal, este problema será sanado e teremos muitos processos de documentação eliminados¿, conclui o executivo.

Criação de portal é tema de evento
A subsidiária brasileira da International Business Communications (IBC Brasil) realiza, a partir de hoje, a quarta edição da Conferência sobre Portais Corporativos. O evento, que é realizado no Grand Hotel Mercure e vai até o próximo dia sete, tem como proposta debater, com empresários e executivos, as vantagens dessa ferramenta.
De acordo com Maria Juliana Prado, responsável pela organização, o evento tem como mote também tratar dos custos de se montar um portal corporativo. ¿Um portal envolve muitas etapas e processos em sua elaboração. É uma criação complexa, porém com resultados. Queremos, então, disseminar esse conhecimento¿, enfatiza Juliana.
Com palestrantes e especialistas no assunto, o evento, segundo Juliana, terá a presença de executivos de diversas áreas que contarão seus cases de sucesso na área de portais corporativos.


Destaques da Loja Virtual
INOVAÇÃO COM RESULTADO : O OLHAR ALÉM DO ÓBVIO

Todos os dias, muitas empresas desaparecem por não conseguir se reinventar. Com as dificuldades do mercado e as pressões competitivas sem precedentes,...

R$40,00