SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 16/11/2004
Autor: Diário Catarinense
Fonte: Diário Catarinense

Micro e pequenas

A capacidade empreendedora é o mais importante fator de sucesso do empresário. Gerenciar com habilidade, detendo bons conhecimentos do mercado, são exigências de quem queira empreender. Contar com capital próprio e tecnologia de última geração são fatores que lhe permitirão navegar em águas tranqüilas. Daí a afirmação de que a gestão está intimamente ligada ao sucesso empresarial, não só pelo cuidado com que se deve gerir o lucro auferido, como também pela necessidade de uma boa estratégia de vendas, conhecimento do mercado e avaliação do potencial de sua clientela. O insucesso e as causas de encerramento de atividades não podem ser debitados unicamente à falta de capital de giro ou à carga tributária excessiva.

O encerramento de atividades de uma microempresa gera seqüelas ao empreendedor, à sua família, a seus empregados, seus credores, ao próprio governo, e à sociedade. Rever a legislação fiscal e trabalhista é um imperativo no sentido de se permitir a sobrevivência das MPEs. É preciso, porém, ir mais longe: melhorar sua gestão, mediante treinamento intensivo do empreendedor, e conhecer em profundidade os reais motivos que levam o empreendimento ao insucesso. Estas são metas a que nos temos debruçado no Sebrae Santa Catarina. Vemos quão fundamental é a aprovação integral, pelo Congresso, da Lei Geral da MPE.

*Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae/SC


Destaques da Loja Virtual
EMPREENDEDORISMO NA VEIA

Poucos são os negócios que duram muito. E vários são os exemplos de negócios que cresceram rapidamente para, no final, afundarem com a mesma velocidad...

R$45,00