SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 26/01/2005
Autor: CLOVIS CASTELO JÚNIOR
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

Inteligência competitiva: resultados dependem de prática

Para a inteligência competitiva estar ao alcance de sua realidade, as pequenas e médias empresas devem desenvolver a "mentalidade de inteligência". Isso significa que o empresário deve investir um pouco de seu tempo na observação do que gera efeito direto em seu negócio, como clientes, concorrentes e fornecedores.
"O empreendedor deve anotar, periodicamente, quais os produtos ou os serviços dos concorrentes e os seus preços, além de tentar descobrir por que, eventualmente, eles vendem melhor", afirma o professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Alfredo Passos.

Também é importante conhecer como é a comunicação da concorrência: folhetos, site ou alto-falante, por exemplo.

Na Vallée, um laboratório veterinário, há, desde 2000, uma equipe especializada em informações de apoio à decisão empresarial.
De acordo com Sérgio Marchi, gerente de inteligência e negócios, todo o planejamento estratégico e de marketing da empresa é feito mediante consulta à equipe de inteligência. Marchi afirma que, graças ao monitoramento, "foram detectadas oportunidades para o lançamento de produtos e evitados gastos desnecessários com propaganda."

De ouvidos abertos
Fernando Soldi, da CMD Informática, de São Paulo, diz que acompanha com freqüência as tendências internacionais da sua área pela internet e por publicações especializadas.

Soldi afirma também que foi por ouvir constantemente seus fregueses e seus fornecedores que pôde aprimorar o atendimento prestado e ajustar os preços, o estoque e o mix de produtos à localização de suas duas lojas de suprimentos para informática. "Foi graças à minha clientela fiel que pude concorrer, na mesma rua, com grandes lojas que acabaram fechando." (CCJ)


Destaques da Loja Virtual
TOMANDO DECISÕES

Ser bem-sucedido como gerente se resume à sua habilidade de tomar decisões.Decisões sábias levarão você e sua empresa para a frente; escolhas pobres ...

R$17,00