SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 31/01/2005
Autor: Armando Hess de Souza
Fonte: A Notícia

Criar novas realidades

Pensar o impensado e sonhar com o inatingível resulta na criação do novo. Ainda que só o possível esteja disponível às escolhas, nada nos impede de desejar o impossível. O desejo é o fim, a escolha o meio. Esta estimulante empreitada é muita mais provocante, educativa, produtiva e recompensadora do que aquela em que nos contentamos em desejar apenas resultados medianos.

Não podemos ficar indiferentes frente ao mundo em constante mudança: ou nos adaptamos às mudanças, ou alimentamos a história dos malogros. A transformação traz consigo a instabilidade, que, reforçada pelo medo do desconhecido, nos leva ao imobilismo. Se não podemos abolir o medo, podemos despertar a coragem para superá-lo, cruzando as fronteiras do desconhecido e descobrindo o novo.
Contemplar o novo e superar o medo é o convite que faço aos que desejam crescer e fazer crescer Santa Catarina.

Com capacidade e velocidade para ajustarem-se às necessidades que emergem do novo, os micro e pequenos empresários podem tirar proveito das oportunidades que se escondem por detrás do desconhecido. Mas não basta encorajá-los a ver além das fronteiras do visível, é preciso fomentar-lhes a liderança para preencher a lacuna entre o sonho e a realidade, entre a visão e a realização.

Tom Peters sustenta que liderar "é proporcionar às pessoas oportunidades jamais experimentadas, pois os líderes não transformam, mas antes permitem que pessoas se descubram e se expressem." Meu convite para pensarmos e criarmos o novo tem este foco: oferecer à sociedade oportunidades jamais experimentadas para que novos líderes se revelem.

A missão do Sebrae catarinense também passa pelo desenvolvimento destas lideranças.
Mas para contemplar o novo, ou realidades jamais experimentadas, é preciso questionar, mudar, experimentar. Em um mundo mais eletrônico, mais veloz e competitivo, a constante mudança deve ser estratégia de crescimento. Precisamos criar novas realidades para alimentar novas realidades, num contínuo processo de realimentação de uma espiral virtuosa. Não podemos ser escravos das circunstâncias, precisamos planejar e desenvolver uma realidade que nos seja útil e próspera.

Uma maneira de se abreviar a jornada rumo a uma nova e próspera realidade é intensificar o alinhamento das políticas de desenvolvimento do governo federal, estadual, regional e de outros agentes de desenvolvimento com os talentos e vocações locais. Devemos também buscar o aperfeiçoamento da cultura de relacionamento entre Sebrae, seus parceiros e sociedade.

O Sebrae/SC também pode contribuir pra o desenvolvimento do Estado fortalecendo a marca Santa Catarina como instrumento de agregação de valor. Santa Catarina é berço de excelência, celeiro de talentos e qualidades. Vamos fomentar o orgulho e empenho na produção da excelência que mereça a distinção de um produto made in Santa Catarina.

Armando Hess de Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/Santa Catarina


Destaques da Loja Virtual
INOVAÇÃO COM RESULTADO : O OLHAR ALÉM DO ÓBVIO

Todos os dias, muitas empresas desaparecem por não conseguir se reinventar. Com as dificuldades do mercado e as pressões competitivas sem precedentes,...

R$40,00