SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 10/02/2005
Autor: Álvaro Esteves*
Fonte: Gazeta Mercantil - SP

As atitudes positivas do brasileiro

Comportamento entra em contradição com aspectos negativos da sociedade

Recentes ações de solidariedade ganham reconhecimento internacional. Há poucos dias, alguns fatos convergentes chamaram minha atenção. Duas empresas avançadas na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável no País tiveram o reconhecimento de suas matrizes na Europa.

Em outro momento, a representante de uma das mais destacadas consultorias internacionais em sustentabilidade concorda que projetos no Brasil obtêm resultados mais expressivos do que na Europa e nos Estados Unidos.

Mais uma vez, constato também o sucesso do Fórum Social Mundial, iniciativa brasileira que chegou à 5 edição. O Instituto Ethos de Responsabilidade Social é visto como uma das instituições mais atuantes no mundo. Na ajuda internacional às vítimas dos tsunamis, o Brasil acompanhou o crescimento das iniciativas sociais no país.

Em suma, algo acontece aqui ao se revelar uma faceta do comportamento do brasileiro, apesar das suas contradições com nossa notória baixa auto-estima e o com os quadros de violência urbana, corrupção, desigualdades e destruição de florestas.

Mas a verdade é que aquele comportamento predisposto a olhar para o futuro do planeta, para o desequilíbrio social e para as questões éticas não só é eficaz, como parece ecoar de modo marcante junto a segmentos mais abrangentes da sociedade, sempre que estes são "atingidos" por instrumentos de engajamento e de comunicação.

Que facetas do brasileiro seriam então essas, capazes de motivar ou de responder a essas iniciativas de forma tão própria? Estariam suas raízes no discutido brasileiro cordial de que nos falou Sérgio Buarque?

No brasileiro do jeitinho, de que trata o anedotário? No brasileiro criativo que inventa o carro a álcool? No brasileiro capaz de recombinar manifestações próprias com outras influências, ao gerar essa inovadora e inesgotável música brasileira?

A pesquisa "Cara Brasileira", promovida em 2002 pelo Sebrae, nos deu pistas: a diversidade da convivência multicultural e multirracial (aberta à incorporação de manifestações culturais sem se sentir ameaçada); a solidariedade e a índole relacional, que valorizam o calor humano em detrimento do individualismo; a adaptabilidade e abertura ao novo, enfrentando a realidade sempre de forma positiva.

Estamos chamando esse traço característico de inteligência transformacional. Ele valoriza a capacidade de, ao mesmo tempo, conceber e empreender a mudança; a habilidade de encontrar soluções para problemas que se transformam. Uma inteligência sem preconceitos, aberta ao novo sem desconsiderar o tradicional, flexível e concomitantemente focada no que é importante.

Achamos que a conscientização e a explicitação dessa forma de inteligência que nos distingue de outros povos é não só um encontro de nossas capacidades, mas também uma oportunidade para o aumento de nossa auto-estima.

O conceito de inteligência transformacional busca uma síntese que favoreça a melhor compreensão de nossas potencialidades, de olho num país melhor, sem perder de vista os efeitos disso para a consolidação de um mundo melhor.

Consultor*


Destaques da Loja Virtual
O QUE O CLIENTE QUER QUE VOCÊ SAIBA

O livro apresenta uma abordagem prática, porém, radicalmente nova para as vendas e para o desenvolvimento de novos negócios. A estratégia dessa nova a...

R$35,00