SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 24/02/2005
Autor: Diário do Comércio
Fonte: Diário do Comércio

O calendário de ouro do empresário

O ano e os negócios começam agora. E para os empresários antenados, o 'DC BOA VIAGEM' preparou um completo calendário com as principais feiras no mundo e em território nacional ¿ do setor automobilístico ao de alimentos. Acompanham, ainda, dicas e dados deste promissor segmento turístico.

Feiras: o filão promissor do turismo

Dentro do segmento de eventos ¿ nicho do turismo que mais cresce no mundo junto com o ecoturismo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) ¿, há um mercado promissor, que a cada ano registra novos índices de incremento e no qual o Brasil vem ganhando cada vez mais destaque internacional, principalmente na América Latina. Esse filão não só movimenta o turismo, como também todos os diversos setores da economia que possam estar envolvidos nele ¿ tais como a indústria têxtil, automobilística, de alimentação, de softwares... ¿, além de impulsionar as exportações e importações. Eis o mundo das feiras de negócios.

O ano mal começou e as feiras já pipocam pelos quatro cantos do mapa mundi, da China aos Estados Unidos, passando pela África do Sul. E qualquer empresário que quiser se manter atualizado sobre as novidades e as tendências de cada setor deve estar também atento à programação de feiras de negócios nos País e lá fora.

No cenário internacional, os principais pólos captadores deste tipo de evento são países europeus, como Alemanha, França e Itália, e nas Américas, os Estados Unidos. ¿Cerca de 60% das feiras número um do mundo tem passagem pela Europa, principalmente na Alemanha¿, afirma Washington Preti Junior, sócio-fundador da Trend, uma das maiores operadoras brasileiras especializada no segmento de feiras de negócios, que atua neste mercado há pelo menos três décadas.

No Brasil e na América Latina, a cidade de São Paulo é, disparada, a capital das feiras. E os brasileiros não só estão investindo mais em feiras no território nacional como também aumentaram, consideravelmente, sua participação nas feiras anuais internacionais. ¿Os empresários de pequeno e médio porte estão participando cada vez mais nas feiras do exterior, pois nas grandes feiras eles conseguem ter contato com o mercado e se atualizar. É um mercado muito promissor para as próximas duas décadas¿, revela Preti Junior.

Ele explica que, das centenas de feiras do mundo todo, cerca de 100 são realmente importantes para o mercado brasileiro. Destaque para pelo menos uma dúzia delas, nas quais a participação de empresários do Brasil é sempre significativa, pois os setores são de grande interesse. Entre elas estão a Anuga (alimentação, Alemanha), Batimat (construção, França) e Cosmoprof (cosméticos, Itália). Outros setores que têm destaque são o automobilístico, têxtil, madeireiro e editorial.

Mais do que expor, a maioria dos empresários brasileiros vai às feiras lá fora à procura de atualização e de novos contatos. ¿Nós ainda não temos produtos com preços competitivos para expor em feiras. Perdemos para ofertas mais atrativas de outros países, como os asiáticos, por exemplo¿, esclarece Preti Junior. ¿Além da assessoria sobre quais feiras realmente poderão render bons negócios para nossos clientes, nós damos sempre o mesmo conselho: participe pelo menos de três edições de uma feira antes de expor nela¿.

Cenário brasileiro ¿ No Brasil das últimas décadas o setor de feiras de negócios vem aumentando a passos largos, porém silenciosos. Só para se ter uma idéia da força desse segmento em território tupiniquim, de acordo com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), o mercado nacional de feiras de negócios cresceu 300% na última década (passou de 38 eventos para 150), conseguiu emplacar dezenas das suas cerca de 160 feiras anuais no calendário mundial de negócios e movimenta, hoje, cifras em torno dos R$ 3,5 milhões ao ano. Com isso, o Brasil se consolidou como a principal porta de entrada para os compradores estrangeiros no mercado latino-americano.

¿O Brasil é o grande pólo de feiras e é a porta de entrada da América Latina e do Mercosul¿, afirma João Batista de Lima, vice-presidente da Ubrafe. ¿As feiras são a grande alavanca para o incremento na indústria do turismo, principalmente na hotelaria, alimentação, nos setores de compras e até de lazer. Sem falar no enorme número de empregos que o setor gera, direta ou indiretamente¿, comenta Lima, que completa: ¿Em São Paulo, por exemplo, o maior fomento no turismo vem do turista de negócios, que gasta três vezes mais do que o viajante convencional¿.

Para o vice-presidente da Ubrafe, o País vem ganhando destaque neste segmento por ter infra-estrutura e ter uma variedade de oferta de espaços para este tipo de evento bem maior do que qualquer um dos nossos países ¿hermanos¿. Sem falar na intensificação das ações dos promotores de eventos brasileiros lá fora ¿ com maior publicidade e envio de convites para um mailing cada vez mais amplo ¿ ¿que aguça o interesse dos expositores internacionais em nossas feiras¿, diz Lima.

Divulgação acirrada ¿ A Embratur também tem papel importante nesse processo de divulgação das feiras brasileiras ao distribuir o calendário nacional de feiras da Ubrafe, com publicação anual. ¿Divulgando o calendário, a Embratur atrai mais turistas de negócios e essa movimentação do turismo de negócios é estratégica, porque maximiza o aproveitamento da infra-estrutura turística e age como suporte para os mais variados segmentos econômicos¿, afirmou o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, na ocasião do lançamento da edição de 2005.

O calendário, que apresenta 150 grandes feiras de negócios em território nacional, dedicadas a mais de 30 segmentos econômicos ¿ de agronegócio a produtos de beleza ¿ tem o objetivo de atrair, especialmente, os cerca de 65 mil estrangeiros (45 mil compradores e 20 mil expositores) a participarem das nossas feiras e, além disso, permanecerem alguns dias a mais para uma viagem de lazer. Daí a iniciativa da publicação de trazer, pela primeira vez, dois cadernos com roteiros turísticos nacionais, em parceria com a Embratur e a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB). ¿Temos de fazer com que o viajante una o útil ao agradável e movimente, assim, o turismo de lazer também¿, aposta o vice-presidente da Ubrafe.

Com o calendário mais gordo a cada ano e com essas novidades (há, pelo menos, dez feiras a mais que no ano passado), a Ubrafe espera reunir neste ano 35 mil empresas (sendo 5 mil estrangeiras) e cerca de 6 milhões de visitantes ¿ destes, 50 mil devem ser compradores do exterior ¿ nas 150 feiras programadas para este ano.

Os eventos deverão ocupar 2,3 milhões de metros quadrados de área de exposição em pavilhões de 20 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, as capitais dos Estados do Sul e algumas cidades do Nordeste.

São Paulo ¿ Do montante de feiras de negócios agendadas no País, 75% são realizadas em São Paulo. A cidade é a capital nacional e latino-americana de feiras e eventos. ¿Temos uma feira acontecendo na cidade a cada três dias¿, explica Roberto Gheler, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). A metrópole oferece 250 mil metros quadrados de área em seus pavilhões e possui o maior espaço para eventos da América Latina: o Anhembi. ¿São Paulo tem infra-estrutura para feiras, grande oferta em hotelaria e um enorme mercado consumidor¿, aponta Gheler.

Segundo ele, os setores que mais realizam feiras na cidade são o tecnológico, comercial, científico, industrial, de vestiário, automobilístico e feiras culturais, como as bienais do livro. No ano passado, São Paulo recebeu 7,5 milhões de turistas. Destes, 5,5 milhões vieram a negócios, incluindo aí para participar de feiras e eventos, e apenas 2 milhões a lazer. ¿As feiras representam 25% do total de eventos realizados da cidade¿, diz Gheler. ¿Nossa meta é atrair mais turistas para São Paulo. Em 2010 esperamos receber 15 milhões de viajantes¿.

Seja para expor nas feiras de negócios nacionais, seja para participar nos eventos lá fora ou por aqui, um aviso é imprescindível: não basta apenas se interessar por uma feira, é necessário se programar com bastante antecedência. ¿É preciso organizar uma viagem para uma feira de seis meses até quatro anos de antecedência, se quiser, por exemplo, conseguir um hotel perto do pavilhão de exposição¿, alerta Washington Preti Junior, da Trend Operadora.

SERVIÇO
Mais informações sobre feiras no Brasil e no exterior:

Apex: www.apexbrasil.gov.br
Fiesp: www.fiesp.com.br/eventos_e_feiras/
SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau): ww.spcvb.com.br
Trend Operadora: www.trendfeiras.com.br
Ubrafe: www.ubrafe.com.br

Os eventos na indústria turística

Seja para expor e vender seus serviços turísticos, seja para garimpar novidades e firmar parcerias com empresas, a participação em feiras de turismo é indispensável. No Brasil, o congresso anual da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) é a principal. No exterior, há pelo menos 40 eventos do gênero, nos quais participou a Embratur no ano passado ¿ incluindo os segmentados, como os de incentivo. Desde 2003, quando a Embratur criou a sua Diretoria de Turismo de Negócios e Eventos, foi feito um convênio com a Infraero e a Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux que barateou de 50% a 70% a participação de expositores nos estandes da entidade nas feiras lá fora (inscrições no site www.fbcvb.org.br/hotsite/inscricao/ ). Veja algumas das mais importantes feiras da indústria turística mundial. Mais feiras do setor no site www.embratur.gov.br .


ITB - Internationale Tourismus Börse

Uma das maiores no mundo - multiprodutos

Data: de 11 a 15/3

Local: Berlim, Alemanha

Informações: www.itb-berlin.com

Salon Mondial du Tourisme

Multiprodutos

Data: de 17 a 20/3

Local: Paris, França

Informações: www.mondialtourisme.com

International Pow Wow

A maior do setor dos EUA

Data: de 3 a 7/5

Local: Nova York, Estados Unidos

Informações: www.powowonline.com

Arabian Travel Market

Turismo de negócios, eventos e incentivo - mercado do Oriente Médio

Data: de 3 a 6 /5

Local: Dubai, Emirados Árabes

Informações: www.arabiantravelmarket.co.uk

Lacime

Turismo de negócios, eventos e incentivo para o mercado da América Latina

Data: 22 a 24/6

Local: São Paulo

Informações: www.lacimexpo.com

Equipotel

Hospedagem e alimentação

Data: de 20 a 23/9

Local: São Paulo

Informações: www.equipotel.com.br

Leisure - International Trade Fair

Atende a um mercado de grande potencial - multiprodutos

Data: de 21 a 24/9

Local: Moscou, Rússia

Informações: www.msi-fairs.com

JATA - Japanese Association of Travel Agencies - World Tourism & Congress Travel Fair

A maior da Ásia - multiprodutos

Data: de 22 a 24/9

Local: Tóquio, Japão

Informações: www.jata-wtf.com

IT&ME - Motivation Show

Turismo de negócios, eventos e incentivo - mercado americano

Data: de 27 a 29/9

Local: Chicago, Estados Unidos

Informações: www.motivationshow.com

Abav 2005 - Feira das Américas

A maior da América Latina - multiprodutos

Data: 26 a 30/10

Local: Riocentro, Rio de Janeiro

Informações: www.abav.com.br

WTM - World Travel Market

Uma das maiores do mundo - multiprodutos

Data: 14 a 17/11

Local: Londres, Inglaterra

Informações: www.worldtravelmart.co.uk

FIT - Feira Internacional de Turismo

Multiprodutos

Data: 26 a 29/11

Local: Buenos Aires, Argentina

Informações: www.fit.org.ar

Calendário de Feiras de 2005

* Fontes: Calendário UBRAFE 2005, site Trend Operadora ( www.trendfeiras.com.br ), Apex

MARÇO

Textworld

Setor: têxtil

Data: 8 a 11

Local: Paris - França

Informações: www.texworld.messefrankfurt.com

38º Cairo International Fair

Setor: multisetorial

Data: 15 a 25

Local: Cairo - Egito

Informações: www.cairofair.com/front/main.asp

Cebit

Setor: informática

Data: 10 a 16

Local: Hannover - Alemanha

Informações: www.cebit.de

Feicon - Feira Internacional da Indústria da Construção

Setor: construção

Data: 8 a 12

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.feicon.com.br

FarmaExpo - Feira Internacional das Indústrias e Fornecedores de Produtos para redes de Farmácias e Drogarias

Setor: farmacêutico (medicamentos e produtos de beleza)

Data: 30 a 1º/4

Local: Expo Center Norte/ São Paulo

Informações: www.farmaexpo.com.br

ABRIL

Brasilplast - Feira Internacional da Indústria do Plástico

Setor: diversos (fabricantes de plástico, produtos químicos, maquinário e equipamentos)

Data: 4 a 8

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.brasilplast.com.br

Fenam - 24ª Feira Internacional de Máquinas para Madeira

Setor: máquinas e equipamentos do setor madeireiro

Data: 13 a 16

Local: Centro de Exposições Expotrade/ Curitiba

Informações: www.diretriz.com.br

Cosmoprof

Setor: cosmética e beleza

Data: 1 a 4

Local: Bolonha - Itália

Informações: www.cosmoprof.it

Interpack

Setor: embalagens

Data: 21 a 27

Local: Düsseldorf - Alemanha

Informações: www.interpack.de

MAIO

XII Bienal do Livro 2005

Setor: editorial (editores, distribuidores, gráficas)

Data: 12 a 22

Local: Riocentro/ Rio de Janeiro

Informações: www.bienaldolivro.com.br

FCE Comestique - Exposição Internacional de tecnologia para a indústria cosmética

Setor: cosmética e perfumaria

Data: 17 a 19

Local: Transamérica Expo Center/ São Paulo

Informações: www.fcecomestique.com.br

Autopromotec

Setor: automobilístico

Data: 18 a 22

Local: Bolonha - Itália

Informações: www.autopromotec.it

JUNHO

ABF Franchising Expo 2005 - Feira Internacional de Negócios de Franquias

Setor: franquias

Data: 8 a 11

Local: ITM Expo/ São Paulo

Informações: www.abfexpo.com.br ou www.guazzelli.com.br

Unilar - Feira Nacional de Móveis, Decoração e Equipamentos do Lar

Setor: móveis, utensílios domésticos e de decoração

Data: 17 a 26

Local: Expominas/ Belo Horizonte

Informações: www.tecnitur.com.br

Fenit - Feira Internacional da Indústria Têxtil

Setor: têxtil

Data: 20 a 23

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.fenit.com.br

ASTD - International Conference & Exposition

Setor: programas de computação

Data: 3 a 8

Local: Orlando - Estados Unidos

Informações: www.softex.br

JULHO

Automec - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços

Setor: automotivo e autopeças

Data: 5 a 9

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.automecfeira.com.br

Expo Construção Bahia

Setor: construção

Data: 16 a 20

Local: Centro de Convenções da Bahia/ Salvador

Informações: www.expoconstrucao.com.br

Francal - 37ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes

Setor: calçados

Data: 19 a 22

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.feirafrancal.com.br

PAACE Automechanika

Setor: autopeças e serviços automotivos

Data: 13 a 15

Local: Cidade do México - México

Informações: www.paaceautomechanika.com

AGOSTO

Fenavem - 24ª Feira Internacional de Vendas e Exportação de Móveis

Setor: móveis

Data: 1 a 5

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.fenavem.com.br

IT Brasil Comdex - Feira e congresso Internacional de Informática e telecomunicações

Setor: informática

Data: 16 a 19

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.comdexbrasil.com.br

TextilHome - Salão Internacional de Cama, Mesa, Banho e Têxteis para o Lar

Setor: têxtil

Data: 17 a 20

Local: Expo Mart / São Paulo

Informações: www.exponor.com.br/textilhome

Infotel - 4ª Feira e Congresso de Tecnologia e Negócios de Informática e Telecomunicações

Setor: informática e telecomunicações

Data: 24 a 27

Local: Centro de Exposições de Curitiba/ Curitiba

Informações: www.diretriz.com.br

SETEMBRO

Bienal do Livro da Bahia - VI Bienal Internacional do Livro da Bahia

Setor: editorial (editores, distribuidores, gráficas)

Data: 2 a 11

Local: Centro de Convenções da Bahia/ Salvador

Informações: www.bienaldolivrobahia.com.br

Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar

Setor: máquinas e equipamentos de refrigeração e aquecimento

Data: 20 a 23

Local: Centro de Exposições Imigrantes

Informações: www.febrava.com.br

IAA

Setor: automobilístico

Data: 15 a 25

Local: Frankfurt - Alemanha

Informações: www.iaa.de

OUTUBRO

Sior - Salão Internacional de Joalheria e Relojoaria

Setor: jóias, relógios

Data: 18 a 20

Local: Centro de Eventos Fecomércio/ São Paulo

Informações: www.exponor.com.br/sior

Fenatran - Salão Internacional do Transporte

Setor: transporte

Data: 18 a 22

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo

Informações: www.fenatran.com.br

Anuga

Setor: alimentação

Data: 8 a 12

Local: Colônia - Alemanha

Informações: www.anuga.de

NOVEMBRO

Medica

Setor: produtos médico-hospitalares

Data: 16 a 19

Local: Düsseldorf - Alemanha

Informações: www.medica.de

Batimat Paris

Setor: construção civil, mármore e granito

Data: 7 a 12

Local: Paris - França

Informações: www.batimat.com

PaperWorld China

Setor: papelaria e material para escritório

Local: Pequim - China

Informações: www.paperworld.messefrankfurt.com


Destaques da Loja Virtual
TURISMO ESPORTIVO - V.3

O turismo esportivo é um produto que vem tomando significativo impulso nas últimas décadas, sendo assim, neste livro será abordado algumas vantagens, ...

R$10,00