O ano e os negócios começam agora. E para os empresários antenados, o 'DC BOA VIAGEM' preparou um completo calendário com as principais feiras no mundo e em território nacional ¿ do setor automobilístico ao de alimentos. Acompanham, ainda, dicas e dados deste promissor segmento turístico.
Feiras: o filão promissor do turismo
Dentro do segmento de eventos ¿ nicho do turismo que mais cresce no mundo junto com o ecoturismo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) ¿, há um mercado promissor, que a cada ano registra novos índices de incremento e no qual o Brasil vem ganhando cada vez mais destaque internacional, principalmente na América Latina. Esse filão não só movimenta o turismo, como também todos os diversos setores da economia que possam estar envolvidos nele ¿ tais como a indústria têxtil, automobilística, de alimentação, de softwares... ¿, além de impulsionar as exportações e importações. Eis o mundo das feiras de negócios.
O ano mal começou e as feiras já pipocam pelos quatro cantos do mapa mundi, da China aos Estados Unidos, passando pela África do Sul. E qualquer empresário que quiser se manter atualizado sobre as novidades e as tendências de cada setor deve estar também atento à programação de feiras de negócios nos País e lá fora.
No cenário internacional, os principais pólos captadores deste tipo de evento são países europeus, como Alemanha, França e Itália, e nas Américas, os Estados Unidos. ¿Cerca de 60% das feiras número um do mundo tem passagem pela Europa, principalmente na Alemanha¿, afirma Washington Preti Junior, sócio-fundador da Trend, uma das maiores operadoras brasileiras especializada no segmento de feiras de negócios, que atua neste mercado há pelo menos três décadas.
No Brasil e na América Latina, a cidade de São Paulo é, disparada, a capital das feiras. E os brasileiros não só estão investindo mais em feiras no território nacional como também aumentaram, consideravelmente, sua participação nas feiras anuais internacionais. ¿Os empresários de pequeno e médio porte estão participando cada vez mais nas feiras do exterior, pois nas grandes feiras eles conseguem ter contato com o mercado e se atualizar. É um mercado muito promissor para as próximas duas décadas¿, revela Preti Junior.
Ele explica que, das centenas de feiras do mundo todo, cerca de 100 são realmente importantes para o mercado brasileiro. Destaque para pelo menos uma dúzia delas, nas quais a participação de empresários do Brasil é sempre significativa, pois os setores são de grande interesse. Entre elas estão a Anuga (alimentação, Alemanha), Batimat (construção, França) e Cosmoprof (cosméticos, Itália). Outros setores que têm destaque são o automobilístico, têxtil, madeireiro e editorial.
Mais do que expor, a maioria dos empresários brasileiros vai às feiras lá fora à procura de atualização e de novos contatos. ¿Nós ainda não temos produtos com preços competitivos para expor em feiras. Perdemos para ofertas mais atrativas de outros países, como os asiáticos, por exemplo¿, esclarece Preti Junior. ¿Além da assessoria sobre quais feiras realmente poderão render bons negócios para nossos clientes, nós damos sempre o mesmo conselho: participe pelo menos de três edições de uma feira antes de expor nela¿.
Cenário brasileiro ¿ No Brasil das últimas décadas o setor de feiras de negócios vem aumentando a passos largos, porém silenciosos. Só para se ter uma idéia da força desse segmento em território tupiniquim, de acordo com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), o mercado nacional de feiras de negócios cresceu 300% na última década (passou de 38 eventos para 150), conseguiu emplacar dezenas das suas cerca de 160 feiras anuais no calendário mundial de negócios e movimenta, hoje, cifras em torno dos R$ 3,5 milhões ao ano. Com isso, o Brasil se consolidou como a principal porta de entrada para os compradores estrangeiros no mercado latino-americano.
¿O Brasil é o grande pólo de feiras e é a porta de entrada da América Latina e do Mercosul¿, afirma João Batista de Lima, vice-presidente da Ubrafe. ¿As feiras são a grande alavanca para o incremento na indústria do turismo, principalmente na hotelaria, alimentação, nos setores de compras e até de lazer. Sem falar no enorme número de empregos que o setor gera, direta ou indiretamente¿, comenta Lima, que completa: ¿Em São Paulo, por exemplo, o maior fomento no turismo vem do turista de negócios, que gasta três vezes mais do que o viajante convencional¿.
Para o vice-presidente da Ubrafe, o País vem ganhando destaque neste segmento por ter infra-estrutura e ter uma variedade de oferta de espaços para este tipo de evento bem maior do que qualquer um dos nossos países ¿hermanos¿. Sem falar na intensificação das ações dos promotores de eventos brasileiros lá fora ¿ com maior publicidade e envio de convites para um mailing cada vez mais amplo ¿ ¿que aguça o interesse dos expositores internacionais em nossas feiras¿, diz Lima.
Divulgação acirrada ¿ A Embratur também tem papel importante nesse processo de divulgação das feiras brasileiras ao distribuir o calendário nacional de feiras da Ubrafe, com publicação anual. ¿Divulgando o calendário, a Embratur atrai mais turistas de negócios e essa movimentação do turismo de negócios é estratégica, porque maximiza o aproveitamento da infra-estrutura turística e age como suporte para os mais variados segmentos econômicos¿, afirmou o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, na ocasião do lançamento da edição de 2005.
O calendário, que apresenta 150 grandes feiras de negócios em território nacional, dedicadas a mais de 30 segmentos econômicos ¿ de agronegócio a produtos de beleza ¿ tem o objetivo de atrair, especialmente, os cerca de 65 mil estrangeiros (45 mil compradores e 20 mil expositores) a participarem das nossas feiras e, além disso, permanecerem alguns dias a mais para uma viagem de lazer. Daí a iniciativa da publicação de trazer, pela primeira vez, dois cadernos com roteiros turísticos nacionais, em parceria com a Embratur e a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB). ¿Temos de fazer com que o viajante una o útil ao agradável e movimente, assim, o turismo de lazer também¿, aposta o vice-presidente da Ubrafe.
Com o calendário mais gordo a cada ano e com essas novidades (há, pelo menos, dez feiras a mais que no ano passado), a Ubrafe espera reunir neste ano 35 mil empresas (sendo 5 mil estrangeiras) e cerca de 6 milhões de visitantes ¿ destes, 50 mil devem ser compradores do exterior ¿ nas 150 feiras programadas para este ano.
Os eventos deverão ocupar 2,3 milhões de metros quadrados de área de exposição em pavilhões de 20 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, as capitais dos Estados do Sul e algumas cidades do Nordeste.
São Paulo ¿ Do montante de feiras de negócios agendadas no País, 75% são realizadas em São Paulo. A cidade é a capital nacional e latino-americana de feiras e eventos. ¿Temos uma feira acontecendo na cidade a cada três dias¿, explica Roberto Gheler, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). A metrópole oferece 250 mil metros quadrados de área em seus pavilhões e possui o maior espaço para eventos da América Latina: o Anhembi. ¿São Paulo tem infra-estrutura para feiras, grande oferta em hotelaria e um enorme mercado consumidor¿, aponta Gheler.
Segundo ele, os setores que mais realizam feiras na cidade são o tecnológico, comercial, científico, industrial, de vestiário, automobilístico e feiras culturais, como as bienais do livro. No ano passado, São Paulo recebeu 7,5 milhões de turistas. Destes, 5,5 milhões vieram a negócios, incluindo aí para participar de feiras e eventos, e apenas 2 milhões a lazer. ¿As feiras representam 25% do total de eventos realizados da cidade¿, diz Gheler. ¿Nossa meta é atrair mais turistas para São Paulo. Em 2010 esperamos receber 15 milhões de viajantes¿.
Seja para expor nas feiras de negócios nacionais, seja para participar nos eventos lá fora ou por aqui, um aviso é imprescindível: não basta apenas se interessar por uma feira, é necessário se programar com bastante antecedência. ¿É preciso organizar uma viagem para uma feira de seis meses até quatro anos de antecedência, se quiser, por exemplo, conseguir um hotel perto do pavilhão de exposição¿, alerta Washington Preti Junior, da Trend Operadora.
SERVIÇO Mais informações sobre feiras no Brasil e no exterior:
Seja para expor e vender seus serviços turísticos, seja para garimpar novidades e firmar parcerias com empresas, a participação em feiras de turismo é indispensável. No Brasil, o congresso anual da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) é a principal. No exterior, há pelo menos 40 eventos do gênero, nos quais participou a Embratur no ano passado ¿ incluindo os segmentados, como os de incentivo. Desde 2003, quando a Embratur criou a sua Diretoria de Turismo de Negócios e Eventos, foi feito um convênio com a Infraero e a Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux que barateou de 50% a 70% a participação de expositores nos estandes da entidade nas feiras lá fora (inscrições no site www.fbcvb.org.br/hotsite/inscricao/ ). Veja algumas das mais importantes feiras da indústria turística mundial. Mais feiras do setor no site www.embratur.gov.br .
ITB - Internationale Tourismus Börse
Uma das maiores no mundo - multiprodutos
Data: de 11 a 15/3
Local: Berlim, Alemanha
Informações: www.itb-berlin.com
Salon Mondial du Tourisme
Multiprodutos
Data: de 17 a 20/3
Local: Paris, França
Informações: www.mondialtourisme.com
International Pow Wow
A maior do setor dos EUA
Data: de 3 a 7/5
Local: Nova York, Estados Unidos
Informações: www.powowonline.com
Arabian Travel Market
Turismo de negócios, eventos e incentivo - mercado do Oriente Médio
Data: de 3 a 6 /5
Local: Dubai, Emirados Árabes
Informações: www.arabiantravelmarket.co.uk
Lacime
Turismo de negócios, eventos e incentivo para o mercado da América Latina
Data: 22 a 24/6
Local: São Paulo
Informações: www.lacimexpo.com
Equipotel
Hospedagem e alimentação
Data: de 20 a 23/9
Local: São Paulo
Informações: www.equipotel.com.br
Leisure - International Trade Fair
Atende a um mercado de grande potencial - multiprodutos
Data: de 21 a 24/9
Local: Moscou, Rússia
Informações: www.msi-fairs.com
JATA - Japanese Association of Travel Agencies - World Tourism & Congress Travel Fair
A maior da Ásia - multiprodutos
Data: de 22 a 24/9
Local: Tóquio, Japão
Informações: www.jata-wtf.com
IT&ME - Motivation Show
Turismo de negócios, eventos e incentivo - mercado americano
Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar
Setor: máquinas e equipamentos de refrigeração e aquecimento
Data: 20 a 23
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Informações: www.febrava.com.br
IAA
Setor: automobilístico
Data: 15 a 25
Local: Frankfurt - Alemanha
Informações: www.iaa.de
OUTUBRO
Sior - Salão Internacional de Joalheria e Relojoaria
Setor: jóias, relógios
Data: 18 a 20
Local: Centro de Eventos Fecomércio/ São Paulo
Informações: www.exponor.com.br/sior
Fenatran - Salão Internacional do Transporte
Setor: transporte
Data: 18 a 22
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi/ São Paulo
Informações: www.fenatran.com.br
Anuga
Setor: alimentação
Data: 8 a 12
Local: Colônia - Alemanha
Informações: www.anuga.de
NOVEMBRO
Medica
Setor: produtos médico-hospitalares
Data: 16 a 19
Local: Düsseldorf - Alemanha
Informações: www.medica.de
Batimat Paris
Setor: construção civil, mármore e granito
Data: 7 a 12
Local: Paris - França
Informações: www.batimat.com
PaperWorld China
Setor: papelaria e material para escritório
Local: Pequim - China
Informações: www.paperworld.messefrankfurt.com
Destaques da Loja Virtual
PET SHOP
Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de um Pet Shop. Serão abordados assuntos relacionados ao mercado...