SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 06/04/2005
Autor: Luciana Reis
Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Contra fusão, maturidade e sabedoria

Com o aumento das transações entre as empresas, funcionário deve ter calma e agir com honestidade se quiser permanecer no emprego

O período de transição de comando das empresas é sempre causa de muita tensão entre funcionários. O emprego fica na berlinda. Para driblar o período conturbado e aumentar as chances de se preservar no cargo, o profissional tem de saber administrar a crise com sabedoria e maturidade. Agir com inteligência emocional, mas, acima de tudo, ter bom senso e ser honesto. E, se for preciso, buscar novas soluções, em outros lugares.
A prova de que o movimento de fusões e aquisições está em curva ascendente é que só nos primeiros dois meses desse ano foram registradas 53 transações, um volume 40% maior que o mesmo período de 2004, segundo informações da empresa de auditoria KPMG. O crescimento se deve à volta de investimentos estrangeiros e também às Parcerias Público Privadas, as PPPs, que ainda estão sendo regulamentadas.

Resultados

Considerando que a situação econômica do País não é das melhores, muitas empresas vêem na fusão/aquisição o caminho para a salvação. Nesse processo é preciso reduzir custos e otimizar resultados, buscando maior eficiência.

De acordo com o engenheiro civil Victor Brecheret Filho, que já esteve em uma situação dessas, há muito estresse no ambiente de trabalho, transformando-o em uma cena de filme de terror. Muitas pessoas acabam por não suportar o período de transição, mas insistem por considerá-lo questão de sobrevivência. "Se você se sentir muito vulnerável, o melhor é sair em busca de alternativas imediatamente".

Seleção natural

Segundo Sergio Thompson-Flores, presidente da Worldinvest, empresa de assessoria financeira, para selecionar os funcionários são usados os critérios de importância do cargo e também o da produtividade da função. "Sendo assim produtividade, volume, contribuição e qualidade do trabalho são pontos que contam na hora da escolha".

Além disso, é preciso usar a inteligência emocional, adotar uma postura colaborativa, não se deixar abater, manter a calma, administrar a crise com sabedoria e maturidade. São atitudes que contarão muitos pontos a favor na hora de eleger quem fica e quem sai.

Atitude

Nessas situações, os momentos de crise são usados para conhecer um pouco mais sobre a capacidade do funcionário já que esse mostra, através das atitudes, como se comporta quando precisa enfrentar um problema na companhia. "É preciso que o profissional também faça uma análise profunda da nova realidade, pois nesse contexto há alteração da cultura interna e do clima. Em função disso, pode haver desmotivação. Se isso acontecer, é hora de buscar um lugar onde se sentirá melhor", explica a psicóloga Fátima Trindade, diretora da GW Vocação e Relações Humanas, uma empresa de consultoria especializada em carreiras e recursos humanos.

Essa avaliação é importante para que o rendimento no trabalho não seja afetado e também para que não haja interferência no círculo de relacionamentos do profissional em questão. Além de prejudicar a carreira, quando o funcionário fica exposto por muito tempo a forte pressão, ele adoece e as seqüelas podem ser irreversíveis. Buscar vias de descarregar a tensão fora do ambiente de trabalho é outra dica fundamental para quem se encontra em caso semelhante. "Por isso precisamos ser honestos e ter bom senso nesses momentos", frisa a diretora.

Segurança financeira

Mesmo considerando que as mudanças são benéficas, é chegado um momento em que a segurança financeira acaba pesando na decisão de ficar ou procurar novos rumos. Ter um plano de previdência privada, por exemplo, ajuda a suportar esse período com mais tranqüilidade.

Mudanças sem traumas

Haja com honestidade
Tenha bom senso
Adote uma postura colaborativa
Mantenha a calma
A produtividade e a qualidade de seu trabalho são fatores que podem ajudá-lo.


Destaques da Loja Virtual
LOJA DE SOM AUTOMOTIVO

Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de uma Loja de Som Automotivo. Serão abordados assuntos relacion...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)