SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 14/04/2005
Autor: Denise Sammarone
Fonte: REVISTA SEU SUCESSO

Vantagens de um quiosque de franquia

Modelo de negócio comum em franquias, o quiosque é uma opção, em geral,mais barata e de retomo mais rápido

Menos de dez anos atrás, quiosques eram raros nos shopping centers, até que os administradores desses empreendimentos se deram conta de que, num shopping, qualquer lugar, inclusive corredores, são áreas de compra.

A descoberta dos administradores coincidiu com a necessidade dos donos de franquias, que puderam lançar mão de um novo modelo de negócio, agregar um outro canal de distribuição e ter mais uma fonte de divulgação da marca. Para o candidato ao próprio negócio, a vantagem foi a inauguração de uma nova oportunidade de custo menor e retomo mais rápido. O resultado disso tudo é que hoje não há um grande shopping que não tenha pelo menos uma ou duas unidades.

A principal vantagem de um quiosque é a sua localização. Pelo fato de o negócio estar instalado no meio do corredor, por onde passam todos os possíveis clientes de um shopping center, o quiosque tem maior chance de chamar atenção.

De acordo com João Baptista, diretor de cursos e eventos da Associação Brasileira de Franchising, esse formato de negócio tem mesmo o diferencial da alta visibilidade, da facilidade de acesso e, portanto, da larga captação do cliente. "Está no meio do corredor e tem quatro frentes, quando tem balcões, para atender o cliente. Isso tende a promover um desempenho melhor que de uma loja convencional", explica Baptista.

Outro ponto positivo é o menor custo de implementação do negócio. Para a fixação de um quiosque não é necessário o pagamento de luvas - preço cobrado pelo shopping aos lojistas convencionais - somente um contrato de adesão e aluguel. O custo mais baixo explica-se porque, em geral, o quiosque tem uma área de 3 m a 16 m e exige menos infra-estrutura e menor volume de estoque. Mas Baptista aponta que não é uma regra que o investimento seja menor - depende do negócio.

Com esses dois fatores importantes, o do provável menor custo inicial e o da localização adequada, o resultado pode ser bem rentável para quem escolhe esse tipo de empreendimento. "Por estar em um local de grande visibilidade, o giro de comercialização pode ser maior, promovendo, então, o rápido retomo do investimento", informa Baptista. Porém, como em qualquer negócio, é essencial que o investidor faça a boa escolha do produto e uma cuidadosa análise de mercado.

"Tem produtos que não se encaixam no modelo de quiosque, seja pelo espaço reduzido, ou pela dispersão de cheiros, ou ainda por se tratar de produtos caros", aponta Baptista.

Outra grande preocupação para qual é necessário estar atento é em relação ao contrato com os shoppings. Em geral, por se tratar de um estabelecimento que se localiza na área comum, os donos de quiosque podem não ter contratos de longo prazo. Em média, esse prazo fica entre três e seis meses, renováveis ou não. "Essa falta de compromisso, prevista em contrato, promove a insegurança e o risco de se perder todo o investimento", revela Baptista.

Bijuteria móvel

Para a Morana, franquia de artigos femininos (bijuterias finas e outros acessórios) controlada pelo grupo Vivace (dono também da franquia Jin Jin, de comida chinesa), o quiosque é um excelente formato de negócio para entrar em mercados ainda não explorados.

De acordo com Eduardo Morita, diretor de marketing do grupo, o quiosque é uma estratégia de aproveitamento de espaço com a promoção de produtos, marcas ou serviços. "Criamos o formato de quiosque há nove meses e já temos seis pontos e mais um em montagem. Por enquanto, os donos dos quiosques já são franqueados de lojas convencionais. Mas estamos desenvolvendo uma estratégia para entrar em cidades com população entre 80 mil e 200 mil habitantes por meio desse formato", revela Morita.

Ele ainda destaca que, no caso de um quiosque não ter o contrato renovado com um shopping, a Morana garante o reposicionamento do negócio em outro ponto.

Guloseima ambulante

Johnnie Baptista decidiu investir em um quiosque da Nutty Bavarian, rede norteamericana que vende nozes, castanhas e amêndoas em saquinhos, como se fossem pipoca, em 1999. Investiu, junto com uma sócia, US$ 10 mil na época para montar um carrinho da rede no Shopping Center Norte, um dos de maior movimento em São Paulo. Por estar situado à porta principal de entrada do shopping e contar com a vantagem do produto "chamar" os clientes pelo cheiro, o negócio de Baptista teve o retomo do investimento em seis meses. Para ele, ex-industrial, não foi fácil se adaptar ao varejo.

"Quem pensa que o quiosque, por ser um pequeno negócio, não necessita de esforço e dedicação, está enganado. Precisei aplicar meus conhecimentos em grandes negócios no carrinho", conta.

Preocupado com a possível não renovação do contrato com o shopping, Baptista coordena seus funcionários para que a prestação do serviço seja sempre adequada aos preceitos do lugar. "Estamos muito expostos, é preciso cuidar da imagem do carrinho e oferecer um excelente serviço", aponta o franqueado que consegue uma margem de 30% a 35% de lucro.

Óculos no quiosque

Originalmente, a Chilli Beans, rede de franquias de óculos escuros, nasceu e se espalhou por várias localidades no formato de quiosque. Caíto Maia, diretor da empresa, conta que optou por ele pela visibilidade que oferece, o menor custo e a possibilidade de maior fixação da marca.

Hoje a empresa conta com 86 lojas franqueadas, sendo 57 quiosques. Para se montar um quiosque da Chilli Beans são necessários R$ 70 mil, aproximadamente, enquanto que para se ter uma loja convencional é preciso aplicar cerca de R$ 200 mil. O retorno médio do investimento no quiosque leva cerca de um anos e dois meses. "Quem está começando com o quiosque pode sentir melhor o público daquele ponto. Outra vantagem é que se não estiver satisfeito, e houver flexibilidade no shopping, o dono do quiosque pode pedir a mudança de lugar", explica Caíto.


Destaques da Loja Virtual
AUTOLIDERANÇA E O GERENTE MINUTO

Estabilidade e segurança no emprego tornaram-se conceitos ultrapassados na atual realidade corporativa: é preciso acompanhar as exigências de um merca...

R$20,00