SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 03/05/2005
Autor: Diário do Comércio
Fonte: Diário do Comércio

Prepare a loja para vender mais no Dia das Mães

A seis dias da comemoração do Dia das mães, os comerciantes que não se prepararam para a data ainda têm chance de se destacar da concorrência.

Considerada o "segundo natal" do varejo, as oportunidades são excelentes para aquecer a indústria e o comércio em todos os segmentos do mercado. As estratégias são múltiplas, mas quem aposta somente em ações promocionais imediatistas deve ficar atento. "É preciso pensar a longo prazo e se colocar no lugar do consumidor. Mais importante que captá-los nesse período, é desenvolver ferramentas para conhecê-los e tê-los no decorrer de todo ano", ressalta Edilberto Camalionte, professor de marketing financeiro e coordenador dos cursos de pós-graduação de marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Conheça o cliente - Segue então a dica principal: conhecer seu cliente será o diferencial entre o seu negócio e o de seu concorrente. Todo mundo gosta de comprar um presente e sair da loja satisfeito e certo de que será uma alegria para quem vai recebê-lo. Quem sabe para quem está vendendo, sai na frente. Por isso, se você ainda não analisa quem faz compras em seu estabelecimento, faça um bom cadastramento e comece já. "O comerciante que conhece bem os desejos de seu consumidor consegue driblar as crises, os períodos de baixa do mercado. Isso porque estimula a compra a partir de uma vontade e não de uma necessidade", acrescenta Lídia de Oliveira, diretora executiva da agência de promoção e merchandising Plus Advance.

Benefícios - Os consumidores procuram benefícios tangíveis e duráveis. "Neste sentido, é interessante considerar, em qualquer ação, a entrega de brindes ou lembranças, fazendo o cliente se sentir valorizado e verdadeiramente recompensado pela escolha do produto ou ponto-de-venda", diz Lídia. Além disso, a estratégia promocional da empresa deve ser coerente à proposta de marketing e de comunicação da mesma. Assim, além de alavancar as vendas, a ação pode servir para reforçar as marcas dos produtos ou os próprios pontos-de-venda. Do contrário, o consumidor poderá se sentir usado e certamente não mais retornará ao estabelecimento.

Setores que não trabalham com produtos ligados ao universo feminino não devem ficar desesperançados ou sem perspectiva com a data. Os clientes já saem de casa dispostos a realizar pelo menos uma compra, e se a disposição é certa, não há melhor momento para conquistá-los. "Surpreenda-os, use a criatividade a seu favor. Crie slogans do tipo: 'Se seu pai é uma mãe, compre um presente para ele no Dia das Mães'", finaliza Edilberto Camalionte.


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