SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 04/05/2005
Autor: Carolina Ziliotto
Fonte: Jornal de Santa Catarina

'A embalagem é um vendedor silencioso'

Entrevista: Maurício Camim Filho, técnico de desenvolvimento e criação de embalagens do Boticário

"A embalagem deve vender pelo seu apelo visual, ela é um vendedor silencioso." Assim o técnico de desenvolvimento e criação de embalagens do Boticário, Maurício Camim Filho, define a importância do design da embalagem de um produto. Formado em desenho industrial e programação visual pela Universidade de Guarulhos, Camim, de 47 anos, trabalha há 15 anos na área. Já atuou neste segmento na Sharp, Natura e prestou consultoria para a catarinense de cosméticos - com sede em Blumenau - Christian Gray. Ele considera a globalização como fator desencadeador de fortalecimento na área de design de embalagens: "As empresas começaram a se preocupar mais com a aparência dos produtos por causa da concorrência interna e para se tornar competitivo com os produtos que vinham de fora", explica. Camim esteve em Blumenau na semana passada ministrando palestra aos alunos do curso de Marketing da Faculdade Ibes, e conversou com o Santa sobre o mercado de embalagens. Leia abaixo alguns trechos da entrevista.

Jornal de Santa Catarina: Quando as empresas começaram a investir mais na embalagem como um diferencial do produto?

Maurício Camim Filho: A preocupação com a aparência da embalagem, com o design, iniciou quando a globalização começou no país, há mais ou menos 15 anos. As empresas começaram a se preocupar mais com a aparência dos produtos por causa da concorrência interna e para se tornar competitivo com os produtos que vinham de fora. Até então, o mercado era muito estagnado, não tinha muita concorrência e os empresários também não se importavam muito com o consumidor porque nem existia o Código de Defesa do Consumidor.

Santa: Qual a importância do designer na embalagem?

Camim Filho: A embalagem deve vender pelo seu apelo visual, ela é o primeiro contato visual, um vendedor silencioso. A embalagem por si só tem que vender. E o produto também não pode ficar atrás, senão ele só se vende uma vez e não tem a recompra, o importante é a recompra. A embalagem deve ser bem conceituada para que ela tenha uma cumplicidade com a marca, com o produto e o design. Os três juntos são elementos estratégicos para se vender um produto.

Santa: Quais os aspectos mais importantes no processo de criação de uma embalagem?

Camim Filho: Começa com marketing, na pesquisa de mercado e passa para o briefing, que é um relatório descritivo do público-alvo que se deseja conquistar. É um resumo sobre tudo que vai conter no produto, quais serão as cores, o material da embalagem. Depois é feito um protótipo que reflita todas as características do briefing. São feitos vários modelos de embalagens, o número varia, mas já cheguei a fazer 20 modelos para a engenharia da fábrica avaliar. A embalagem tem que atender a todos os públicos internos: o pessoal da engenharia, de marketing e de criação e juntando os três tem que agradar o cliente.

Santa: Este mercado é promissor?

Camim Filho: É promissor porque se a embalagem não convencer o consumidor ela não se vende, não vende o produto. Então, quanto mais se investe em design, mais chance o produto tem de ser vendido. A embalagem, na verdade, é resultado de um planejamento estratégico, ela tem que agradar o consumidor final.

Santa: Que resultado as empresas percebem a partir do aprimoramento das embalagens?

Camim Filho: Um case do Boticário, por exemplo, foi a mudança de embalagem de uma linha que, após o repacking, que é mudar a cara da embalagem, conseguiu vender três vezes mais que o normal. No meu feeling, com certeza, as empresas que investirem em embalagens vai vender muito mais do que vendia. Investir em design é um bom negócio porque ele gera vendas e vendas geram empregos, é uma roda-viva.


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