SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 11/05/2005
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Comércio

A importância do padrão no franchising

Layout, sistema de atendimento e fachada devem ser estabelecidos em contrato

Um dos conceitos básicos do sistema de franquias é a padronização, principalmente de layout, sistema de atendimento e fachada, para que todas as unidades tenham a mesma cara. Mas muitos franqueadores reclamam de franqueados que desobedecem as regras, operando a franquia fora do que foi estabelecido no contrato.

Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lembra que seguir o padrão da franquia é regra pré-determinada no contrato e o descumprimento é caracterizado como quebra de compromisso.

- Qualquer modificação no projeto precisa da aprovação do franqueador. No caso de franquias estabelecidas em gerações, o franqueador pode procurar linhas de crédito ou pagar parte da reforma, caso o franqueado não tenha condições de financiar a obra - lembra.

Sob um aspecto legal, a padronização de uma rede de franquias é forma de criar identificação para o público. A advogada Flavia Amaral, do escritório Dannemann e Siemsen Advogados, lembra que o descumprimento do padrão é quebra de cláusula contratual, passível de punição do franqueado.

- O franqueado despadronizado pode até servir como exemplo para outros, arruinando a rede. É preciso critério e comunicar qualquer mudança ao franqueador - afirma Flavia.

O Pello Menos, que presta serviços de depilação, vai descredenciar uma unidade no próximo dia 16 de junho. O contrato de franquia, que vence nesta data, não será renovado. "Tivemos um problema com a loja da Praça Saens Peña, que não estava seguindo as regras de padronização. Não iremos renová-lo", afirma Carlos Paiva, diretor da Pello Menos, evitando dar detalhes sobre o problema.

Paiva concorda com o diretor da ABF ao lembrar da importância da manutenção do padrão dentro do sistema de franquias. "Quem procura um negócio já estabelecido, pesquisou sobre a marca, conhece o serviço. Opta por ele porque quer a facilidade e suporte que a franquia tem", esclarece Paiva.

Para resolver problemas do tipo, a ABF coloca à disposição dos associados uma Câmara de Conciliação, na qual as partes envolvidas debatem o problema.

Alterações, no entanto, nem sempre são consideradas problemas. Adotando o sistema de franquia desde 1991, o Centro Auditivo Telex, especializado no atendimento de deficientes auditivos, começou a formalizar a padronização de suas lojas próprias e franquias ano passado.

- Começamos a atualizar os antigos contratos e cerca de 70% já estão enquadrados no novo sistema - afirma Elisio Melo, diretor executivo do Centro Auditivo Telex.

A manutenção no foco do serviço é a importância da padronização, afirma Nina Boaventura, gerente de canais da Telex, mas a liberdade de criação é valorizada. "Não queremos engessar a criatividade, mas precisamos apurar o que deu certo para multiplicar entre as unidades", avalia Nina. As convenções de franqueados são o momento de troca de experiências. No ano passado, foram apresentados quatro casos de sucesso, entre eles o de Helio Maurício da Costa, franqueado de Ipanema.

- Criamos um caderno de acompanhamento de pré-venda, pois tal rastreamento só existia após a compra do aparelho. Nossos atendentes procuram os clientes para sanar as possíveis dúvidas. Com este tipo de atendimento, o aumento de venda foi a 30% - conta Costa, franqueado há três anos.

Novas idéias
Camargo diz que boas iniciativas são bem-vindas. "O sistema não é engessado, aceita boas idéias. O Big Mac, principal sanduíche do McDonald"s, por exemplo, foi criado por um franqueado", lembra.

O próprio McDonald"s tem uma série de restaurantes e quiosques com formatos diferentes. "Com 25 anos no Brasil, nossas unidades pertencem a gerações diferentes, que vão sendo atualizadas constantemente. Podemos ter na mesma área, unidades com layout diferentes", afirma Renato Emerich, diretor regional da cadeia.

Emerich lembra que está previsto no contrato de franquia que o franqueado pode praticar os preços que desejar, bem como criar promoções de acordo com suas oportunidades.

- Um dos fatores do sucesso é a padronização no serviço, qualidade e treinamento, mas são diversos modelos, adaptados às necessidades regionais e de modernização - comenta Emerich


Destaques da Loja Virtual
CONFECÇÃO DE LINGERIE

Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de uma Confecção de Lingerie. Serão abordados assuntos relaciona...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)