SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 31/05/2005
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Comércio

Comportamentos essenciais do líder

Fazer acontecer, essa atitude deve ser o ponto de partida para se discutir sobre as posturas e hábitos de um líder. Ele busca atingir sempre os melhores resultados. Para isso, precisa de uma equipe comprometida, e principalmente motivada, pois sozinho não será capaz de resolver todos os problemas e realizar as tarefas do dia-a-dia. Liderar é diferente de oprimir e coagir . É fazer com que a equipe seja participativa e busque junto alcançar os objetivos.

Na rotina do trabalho, muitas vezes, o líder esquece de detalhes importantes que podem influenciar no comportamento de sua equipe. O líder deve analisar e avaliar suas atitudes, buscando uma postura que ajude a equipe a se desenvolver, alinhando suas necessidades e valores aos da empresa, fazendo com que a produtividade cresça e o objetivo final seja atingido com êxito.

Há quatro comportamentos essenciais que tornam o líder eficaz. A primeira é o conhecimento da equipe e da empresa. Em empresas que não conseguem atingir os resultados prometidos, os líderes não se envolvem com a realidade do dia-a-dia.Recebem muita informação, mas ela chega filtrada - apresentada pelos subordinados com suas percepções, limitações e agendas ou coletadas por outros funcionários com suas perspectivas. Os líderes não estão onde a ação está. Não estão envolvidos com a empresa, por isso não conhecem sua organização e seu pessoal não o conhece de verdade. O líder deve ser parte da equipe, não se colocar no papel de superior e sim de parceiro, dividindo as tarefas e sendo cúmplice de seu time e vice-versa.Um bom líder precisa conhecer as metas pessoais dos seus liderados e alinhá-las com as metas corporativas, para de forma interligada alcançar um objetivo.

O segundo comportamento é o auto-conhecimento. Desde os primórdios é elementar que para conhecer o outro é preciso ter auto-conhecimento. Esse pensamento deve ser aplicado em grandes corporações. Um grande número de líderes, com todos os requisitos e elementos para triunfar, não conseguem dominar a disciplina da execução. Apesar de terem capacidade, formação, talento e até personalidade, não demonstram firmeza emocional para lidar com a realidade da organização ou para fazer avaliações francas das pessoas que lideram. Essa firmeza emocional tem como principal fonte o auto-conhecimento. Quando o líder se conhece ele aceita e lida com seus pontos fracos, consegue ser firme e justo com as pessoas que não estão desempenhando bem suas funções e compreende a ambigüidade inerente de uma organização. O líder deve se adaptar a realidade dos liderados, tendo em mente o bem estar da equipe e os objetivos da empresa.

O terceiro comportamento é a definição de metas por escrito. As pesquisas sobre comportamento reconhecem e dão mais importância às práticas de planejamento e estabelecimento de metas como fatores de desenvolvimento . Observando empreendedores, é possível constatar que metas pré-estabelecidas influenciam a motivação pessoal. Considerando que as empresas nascem e se desenvolvem em função das pessoas e que não conseguem ser mais poderosas do que quem as representa, é lógico afirmar que as metas corporativas estão atreladas às metas dos líderes. O grande desafio dos líderes é compatibilizar as metas pessoais com as metas corporativas. Estabelecer prioridades é, no que tange às metas corporativas, o maior desafio que um executivo tem que enfrentar. Um líder que diz: "Tenho dez prioridades!" não sabe o que está falando - ele próprio não sabe quais são as "suas verdadeiras prioridades". Para ser eficaz, um líder precisa ter poucas metas e prioridades realistas focadas no desempenho geral.

Além de definir metas claras, os líderes que sabem executar comunicam suas prioridades de uma forma direta. Eles falam simples e francamente sobre o que pensam. Sabem como simplificar as coisas de modo que os outros possam entendê-las, avaliá-las e agir sobre elas.

O quarto ponto é ampliar as habilidades das pessoas. É preciso maturidade para reunir as habilidades gerenciais e compartilhá-las, sem egoísmo, com a equipe. Ampliar as habilidades do seu grupo é, fundamentalmente, orientar, educar, treinar enfim compartilhar. Um líder só atinge esse status quando adquire conhecimento e experiência ao longo do caminho. Uma das partes mais importantes de seu trabalho é passá-lo para a próxima geração de líderes.

A forma mais eficiente de orientar é observando a ação do outro e dar o feedback específico. O feedback deve destacar exemplos de comportamento e desempenho que são ideais ou que precisam ser mudados. Os líderes mais eficientes na arte de executar são orientadores positivos. A habilidade de orientar é a arte de questionar. Fazer perguntas objetivas força às pessoas a pensar, a descobrir e a buscar soluções. O treinamento é uma parte importante para ampliar as habilidades das pessoas.

Segundo uma pesquisa feita pela McKinsey com 1 mil companhias americanas e apresentada pela revista Exame em abril de 2005, o desenvolvimento de subordinados figura como uma das principais atividades em que os diretores gostariam de gastar mais tempo. Desenvolver colaboradores é a essência da ampliação das habilidades pela orientação. Se um líder quiser dominar os comportamentos essenciais precisa reunir essas quatro habilidades para executar com consistência, combinando suas habilidades às dos outros na sua equipe. Todos, na equipe, precisam se envolver. Não pode haver nenhum peso morto - é muito pesado... e custa muito caro.


*Consultor especializado em motivação
Contato: www.mileris.com.br


Destaques da Loja Virtual
CONFEITARIA

Este perfil tem como principal finalidade a apresentação de informações básicas a respeito a abertura de uma Confeitaria. Aqui serão abordados assunto...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)